sexta-feira, 26 de junho de 2020

Tradições transmontanas retratadas em vídeoclipe da cantora Mariana Bragada

A brigantina Mariana Bragada acaba de lançar o vídeoclipe da música “Nós Somos”. A canção retrata as tradições e raízes da aldeia onde cresceu, Grijó de Parada, tendo por base o documentário “Festa, Trabalho e Pão”, de Manuel Costa e Silva.
O objectivo, conta a artista, é preservar memórias.

“É a minha forma de honrar este trabalho pela preservação da memória, que já foi feito antes e que é tão relevante agora ter a esta memória da minha aldeia. Achei que, ao inclui-lo e refazê-lo, também nós, através da nossa performance, era a forma de honrar”, afirmou.

O single faz parte do EP Mónada, do projecto Meta, lançado no ano passado. Parte do videoclipe foi gravada na aldeia e com as gentes daquela terra. O vídeo começa com uma história da senhora Leontina. “A voz é da senhora Leontina que aparece também no excerto do documentário”, conta.

O destaque da mulher transmontana e do seu trabalho tem provocado impacto naqueles que ouvem a canção e vêem o videoclipe. “O apoio e o amor que estou a receber acho que está a ser muito grande. Acho que é outra perspectiva que ainda não foi muito trazida ao público, que é esta cultura ancestral, as mulheres transmontanas e o seu trabalho”, disse a cantora.

Este é o segundo videoclipe de Mariana Bragada. “Nós Somos” já está disponível no Youtube. A cantora adiantou ainda que já está a trabalhar num novo single.  

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

1 comentário:

  1. Parabéns, Mariana Bragada. Angueira continua a ter motivos para se orgulhar dos seus descendentes a quem, independentemente das ligações e proximidade que com ela mantenham, não esquece e, como não podia deixar de ser, deseja os maiores êxitos. "Solo cun raíces" é um título feliz. Sendo em Mirandês, parece ser uma forma de homenagem aos seus avós e às suas bisavós maternas e de Angueira, já que os outros dois exprimiam-se em Português. Para além deste, tomo a liberdade de partilha ainda outro "link" de videoclipes com canções suas:
    https://www.youtube.com/watch?v=h83UWwuGrYc
    https://www.youtube.com/watch?v=uFf8LbOGdTI

    ResponderEliminar