Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 26 de junho de 2020

Tradições transmontanas retratadas em vídeoclipe da cantora Mariana Bragada

A brigantina Mariana Bragada acaba de lançar o vídeoclipe da música “Nós Somos”. A canção retrata as tradições e raízes da aldeia onde cresceu, Grijó de Parada, tendo por base o documentário “Festa, Trabalho e Pão”, de Manuel Costa e Silva.
O objectivo, conta a artista, é preservar memórias.

“É a minha forma de honrar este trabalho pela preservação da memória, que já foi feito antes e que é tão relevante agora ter a esta memória da minha aldeia. Achei que, ao inclui-lo e refazê-lo, também nós, através da nossa performance, era a forma de honrar”, afirmou.

O single faz parte do EP Mónada, do projecto Meta, lançado no ano passado. Parte do videoclipe foi gravada na aldeia e com as gentes daquela terra. O vídeo começa com uma história da senhora Leontina. “A voz é da senhora Leontina que aparece também no excerto do documentário”, conta.

O destaque da mulher transmontana e do seu trabalho tem provocado impacto naqueles que ouvem a canção e vêem o videoclipe. “O apoio e o amor que estou a receber acho que está a ser muito grande. Acho que é outra perspectiva que ainda não foi muito trazida ao público, que é esta cultura ancestral, as mulheres transmontanas e o seu trabalho”, disse a cantora.

Este é o segundo videoclipe de Mariana Bragada. “Nós Somos” já está disponível no Youtube. A cantora adiantou ainda que já está a trabalhar num novo single.  

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

1 comentário:

  1. Parabéns, Mariana Bragada. Angueira continua a ter motivos para se orgulhar dos seus descendentes a quem, independentemente das ligações e proximidade que com ela mantenham, não esquece e, como não podia deixar de ser, deseja os maiores êxitos. "Solo cun raíces" é um título feliz. Sendo em Mirandês, parece ser uma forma de homenagem aos seus avós e às suas bisavós maternas e de Angueira, já que os outros dois exprimiam-se em Português. Para além deste, tomo a liberdade de partilha ainda outro "link" de videoclipes com canções suas:
    https://www.youtube.com/watch?v=h83UWwuGrYc
    https://www.youtube.com/watch?v=uFf8LbOGdTI

    ResponderEliminar