Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 27 de junho de 2020

Redução de 50% no preço das carcaças abatidas no matadouro municipal

A Câmara de Miranda do Douro aprovou uma redução de 50% nos preços das carcaças de animais abatidos no matadouro municipal, esperando que este apoio se repercuta em toda a cadeia agropecuária da região, indicou hoje fonte da autarquia à Agência Lusa.
"Esta redução de 50% no preço pago é variável, já que é calculada em função do peso de cada carcaça. Até agora o preço praticado era de 42 cêntimos por quilo de cada bovino adulto. Com esta redução, o preço por quilo fica em 21 cêntimos", disse à Lusa a vereadora com o pelouro da agricultura, Anabela Torrão.

Segunda a vereadora, o setor agropecuário representa considerável parte do sustento e empregabilidade da população mirandesa e com batente peso na economia do concelho.

"O município tem implementado várias medidas de apoio a este setor agropecuário, do qual resultam produtos locais tão diversos e de qualidade superior", vincou.

A medida é dirigida aos produtores pecuários de bovinos, ovinos, caprinos e suínos.

"O município de Miranda do Douro é a entidade detentora do matadouro municipal, equipamento que ao longo destes meses de pandemia esteve em pleno funcionamento, a fim de não suspender os abates e manter aberto um canal de escoamento dos produtos pecuários, nomeadamente a carne", frisou Anabela Torrão.

Esta redução de preço no abate de animais vai vigorar a partir de quarta-feira e até ao 31 de dezembro de 2020, sendo aplicada a todos os produtores pecuários, "com exceção dos que, no dia da faturação, tenham dívidas ao município, em serviços de abate e distribuição, superiores em valor a 10 mil euros ou de prazo superior a 90 dias".

Esta redução de 50% no abate de carcaças é tida como medida de apoio à economia local, perante a crise provocada pela covid-19.

O concelho de Miranda do Douro tem no seu território carnes com Denominação de Origem Protegida (DOP) como é caso dos bovinos de raça mirandesa, cordeiro de raça churra mirandesa ou o porco bísaro.


Sem comentários:

Enviar um comentário