Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 26 de junho de 2020

Portugal e Espanha estão a criar plano para facilitar deslocações entre estes territórios

Os governos português e espanhol estão a criar um plano estratégico que visa desenvolver as regiões transfronteiriças e anular as barreiras que ainda existem.
Este plano facilitará a mobilidade entre os territórios explicou a secretária de Estado da Valorização do Interior.

“Tem a ver com questões desde a mobilidade e o criar ambientes favoráveis ao investimento nestes territórios de fronteira, uma grande relevância para tudo que são os trabalhadores transfronteiriços e os seus direitos, a rodovia e a ferrovia, também questões ligadas a parques tecnológicos transfronteiriços e à saúde”, acrescentou Isabel Ferreira.

A secretária de Estado reuniu, ontem, em Bragança, com os representantes das Eurocidades e ouviu preocupações. Fernando Nogueira, presidente de Vila Nova de Cerveira, uma eurocidade com Tomiño, contou que apesar de não haver fronteiras fisicamente, ainda existem limitações neste âmbito.

“Nas zonas de fronteira ficou demasiado claro com este confinamento que ainda existem imensos problemas nesta desfronteirização. Na minha região existem 6 mil trabalhadores que todos os dias circulam de uma lado para o outro da fronteira, se num primeiro momento (de pandemia) tivemos que ter essa cautela, depois devíamos ter sido mais céleres a arranjar mecanismos de defesa. Quem estava a decidir em Lisboa provavelmente não tinha este conhecimento real do território”.

O plano estratégico entre Portugal e Espanha será apresentado na cimeira, que acontecerá em Outubro no país.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário