Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 22 de junho de 2020

Exposição “E o seu reino não terá fim” de Santiago Belacqua em exibição na catedral de Bragança

“E o seu reino não terá fim” é um conjunto de quadros onde a conjugação das cores, com a luminosidade e a figura de Cristo e Nossa Senhora, mostra que a religião pode ser vista de outra forma.
Da autoria de Santiago Belacqua, a exposição de pintura está em exibição na catedral de Bragança. A fé é agora a grande inspiração do pintor, que acima de tudo, procura despertar emoções.

“Entendi que devia começar a pintar e a sentir o que as pessoas gostam de ver e o que as pessoas sentem. Qual é o sentimento comum a muita gente? Então deparei-me com a fé e entendi que deveria começar por aí. É sempre difícil encontrar o sentimento de alguém e esta é que é a dificuldade”, explicou Santiago Belacqua.

Ao todo estão expostos 21 quadros, um deles faz agora parte da catedral. Santiago Belacqua ofereceu uma pintura de Nossa Senhora das Graças, uma das figuras mais veneradas pelos brigantinos. O bispo da diocese Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, acredita que a exposição pode ser uma forma de atrair fiéis.

“Tudo isto cria aqui um dinamismo de cor, de arte e de beleza que nos envolve. As pinturas nas igrejas e as imagens foram sempre o pretexto das crianças perguntarem aos pais o que é isto e para que serve e isto é a tal catequese”, disse.

A vereadora da câmara de Bragança, também esteve presente na inauguração. Fernanda Silva reconheceu que a catedral é uma atracção enquanto local de culto, mas também de arte.

A catedral de Bragança abriu as portas, pela primeira vez, a uma mostra de arte. A inauguração da exposição “E o seu reino não terá fim”, de Santiago Belacqua, aconteceu este sábado. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário