Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 16 de junho de 2020

Há emigrantes com dúvidas em relação à vinda a Portugal no verão

Para os portugueses que vivem fora de Portugal, a chegada do verão costuma ser sinónimo de visitar o país natal.
Em tempo normais, a partir do mês de julho, a afluência de emigrantes já começava a ser notada, mas este ano, devido à pandemia, muitos ainda têm dúvidas se devem ou não fazê-lo.

Verónica Santos, por exemplo, é natural da aldeia de Grijó, em Macedo de Cavaleiros, mas há cerca de 14 anos que vive e trabalha em Londres.

Costuma vir a Portugal duas ou três vezes por ano, mas neste, além de já ter sido obrigada a cancelar uma viagem marcada para maio, ainda tem algumas dúvidas no que toca a uma possível vinda no verão:

“Vai ser uma decisão de último momento, não estou a fazer planos ainda.

Só de pensar que eu poderia ser a causa de contagiar alguém é uma das maiores razões porque pondero. De momento também o nosso primeiro ministro aqui pôs uma quarentena obrigatória de 14 dias para quem regressar.

Eu tenho colegas emigrantes de vários pontos do país e penso que, de todos eles, só uma pessoa é que está a pensar em ir e de carro, não que ir de avião.

Fico triste mas acho que a minha saúde e a daqueles com quem me preocupo e amo está em primeiro lugar.”

Já Eric Afonso nasceu em França mas é filho de pais portugueses, com raízes na aldeia de Pinela, em Bragança. Além de visitar a família, este lusodescendente também costuma rumar ao país várias vezes por ano para fazer espetáculos como dj. Graças à pandemia, algumas viagens tiveram de ser desprogramadas e o mesmo poderá acontecer com a habitual no mês de agosto:

“Vou entre seis a oito vezes por ano a Portugal. Infelizmente, os últimos meses foram difíceis e havia receio de levar o vírus e fazer mal a quem gostamos. Mesmo que houvesse aviões a circular, a motivação não existia. Sem espetáculos, acabava por não ir fazer nada a Portugal. Penso que é a primeira vez, em dez anos, que estive tanto tempo sem ir. É difícil não poder ir ao meu país.”

Ainda assim, Eric deixa ficar um conselho a todos aqueles que queiram visitar Portugal:

“Segundo o que disse o Presidente da República francesa, vai haver testes livres para quem quiser fazer. Eu acho que toda a gente que queira ir de férias no verão deve fazer um teste antes, pois assim seria uma forma de certificar às pessoas que não está doente.”

E mesmo do país vizinho há quem pondere a habitual vinda de verão.

É o caso de Paula Carolina, que há dois anos deixou Macedo de Cavaleiros para ganhar a vida em Espanha, estando atualmente na Ilha de Mallorca.

Se em tempos normais vinha a Portugal várias semanas ao longo do ano, neste ainda não conseguiu vir nenhuma.

Tem planos de visitar o país em breve mais as dúvidas são muitas:

“Estamos com muitas dúvidas em relação à pandemia porque eu estou grávida e tenho medo de ir.

Se não for fico muito triste porque já temos tudo planeado para passar aí uns dias, mostrar a barriga à minha avó e ao resto da família e é triste, na verdade.”

Os emigrantes com dúvidas no que toca às habituais férias de verão em Portugal que, devido à pandemia, estão por muitos a ser ponderadas.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário