quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Jovens voluntários da Cruz Vermelha apoiam brigantinos em isolamento

 Os brigantinos que estejam em isolamento, por causa da Covid-19, têm agora o apoio dos jovens voluntários da delegação de Bragança da Cruz Vermelha Portuguesa
Esta entidade, acaba de lançar o projecto “Bragança, um Jovem Contigo!”, que servirá também para ajudar os cidadãos mais vulneráveis.

Emília Oliveira, coordenadora da Juventude da Cruz Vermelha, explica que se pretende quebrar o isolamento e apoiar as pessoas na execução de tarefas básicas diárias. "O projecto alarga-se ao espectro de pessoas que estejam em isolamento profilático, infectadas com o Covid-19 ou grupos de risco, nomeadamente os séniores e pessoas com doenças crónicas ou de risco. Os jovens disponibilizam a ir às compras e à farmácia, passear os animais de estimação, assim como fazer chamadas de acompanhamento, pois há situações de pessoas que estão a sofrer bastante com o isolamento e a solidão e nós ajudamos nesse sentido psicológico".

Emília Oliveira considera que esta é também uma forma de incentivar a que mais pessoas se juntem aos programas de voluntariado da Cruz Vermelha. "É um incentivo ao recrutamento de voluntários, quer para o geral, onde há mais de 60 voluntários, quer para a Juventude Cruz Vermelha, em que há 28".

Mariana Nunes é uma jovem voluntária da Cruz Vermelha de Bragança e sublinha que, em tempos como os que se vivem, era fundamental fazer alguma coisa por quem mais precisa. "Com a pandemia, sentimo-nos um bocadinho de mãos e pés atados e os nossos projectos ficaram em stand by. Tivemos que arranjar uma forma de ajudar as pessoas e quem precise de apoio tem a nossa ajuda".

A jovem de Bragança tornou-se voluntária há pouco tempo e considera que esta é uma experiência bastante gratificante. "Estar no terreno e ter experiências cara a cara é muito enriquecedor. Dá para perceber a gratidão das pessoas, que não têm mais que um sorriso para nos dar de volta. Quem gostar de experienciar uma coisa destas, agora é a altura ideal. Nós esquecemos as coisas más e focamo-nos em fazer o bem. A ajuda sempre foi precisa, é precisa neste momento e também será necessária no futuro".

As pessoas que pretendam tornar-se voluntárias ou saber mais sobre este projecto podem fazê-lo através do email dbraganca@cruzvemelha.org.pt ou contactando a instituição através do número 273 324 420.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário