Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Jovens voluntários da Cruz Vermelha apoiam brigantinos em isolamento

 Os brigantinos que estejam em isolamento, por causa da Covid-19, têm agora o apoio dos jovens voluntários da delegação de Bragança da Cruz Vermelha Portuguesa
Esta entidade, acaba de lançar o projecto “Bragança, um Jovem Contigo!”, que servirá também para ajudar os cidadãos mais vulneráveis.

Emília Oliveira, coordenadora da Juventude da Cruz Vermelha, explica que se pretende quebrar o isolamento e apoiar as pessoas na execução de tarefas básicas diárias. "O projecto alarga-se ao espectro de pessoas que estejam em isolamento profilático, infectadas com o Covid-19 ou grupos de risco, nomeadamente os séniores e pessoas com doenças crónicas ou de risco. Os jovens disponibilizam a ir às compras e à farmácia, passear os animais de estimação, assim como fazer chamadas de acompanhamento, pois há situações de pessoas que estão a sofrer bastante com o isolamento e a solidão e nós ajudamos nesse sentido psicológico".

Emília Oliveira considera que esta é também uma forma de incentivar a que mais pessoas se juntem aos programas de voluntariado da Cruz Vermelha. "É um incentivo ao recrutamento de voluntários, quer para o geral, onde há mais de 60 voluntários, quer para a Juventude Cruz Vermelha, em que há 28".

Mariana Nunes é uma jovem voluntária da Cruz Vermelha de Bragança e sublinha que, em tempos como os que se vivem, era fundamental fazer alguma coisa por quem mais precisa. "Com a pandemia, sentimo-nos um bocadinho de mãos e pés atados e os nossos projectos ficaram em stand by. Tivemos que arranjar uma forma de ajudar as pessoas e quem precise de apoio tem a nossa ajuda".

A jovem de Bragança tornou-se voluntária há pouco tempo e considera que esta é uma experiência bastante gratificante. "Estar no terreno e ter experiências cara a cara é muito enriquecedor. Dá para perceber a gratidão das pessoas, que não têm mais que um sorriso para nos dar de volta. Quem gostar de experienciar uma coisa destas, agora é a altura ideal. Nós esquecemos as coisas más e focamo-nos em fazer o bem. A ajuda sempre foi precisa, é precisa neste momento e também será necessária no futuro".

As pessoas que pretendam tornar-se voluntárias ou saber mais sobre este projecto podem fazê-lo através do email dbraganca@cruzvemelha.org.pt ou contactando a instituição através do número 273 324 420.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário