Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Alterações meteorológicas vão obrigar a adaptar práticas agrícolas

 Os extremos meteorológicos, com longos períodos de seca e outros de chuva excessiva, são consequência das alterações climáticas e preocupam o futuro da agricultura
A Diretora Regional de Agricultura e Pescas do Norte, Carla Alves, aponta para a necessidade de adaptar uma gestão eficiente dos recursos para garantir a subsistência de algumas produções. “As nossas preocupações de futuro vão passar por termos água e conseguir utilizá-la da forma mais eficiente possível, assim como o solo. É importante que tenhamos também a tecnologia ao serviço da agricultura, encontrando aqui formas de minorar e aumentar a resiliência destas culturas. 

Sabemos que, com o tempo, haverá certamente algumas variedades que vão ter mais problemas porque são mais específicas, têm mais exigências, terão mais dificuldades de se manter a sua adaptação, mas também temos algumas culturas que já foram bem adaptadas, são sementes mais resistes que podemos repensar novamente em cultivar”.

Uma gestão que vai obrigar a adaptar novas práticas agrícolas. “Na questão do solo, através de mobilizações que, por vezes, talvez sejam diminutas. Mobilizar o solo para incorporar matéria orgânica é uma prática que, de futuro, talvez tenha de ser pensada. Um solo mais coberto é mais fresco e vamos ter de nos preocupar com estas questões. Temos de pensar também na água e na introdução de tecnologia”.

Os efeitos das alterações climáticas a preocupar o futuro da agricultura.

Escrito por Onda Livre (CIR)

Sem comentários:

Enviar um comentário