terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Agricultura e Pescas do Norte esclarece que taxa de execução do PDR é de 88% depois de queixas de agricultores

 Depois de os agricultores se terem queixado da dificuldade em aceder aos fundos do Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020, que foram agora prolongados, e de a Confederação dos Agricultores ter dito que estão por aplicar 2 mil milhões de euros, a Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte veio esclarecer alguns números
A directora regional de Agricultura e Pescas do Norte esclareceu que em 2020 a taxa de execução do PDR era de 88% e que apenas 522 milhões de euros ficaram por aplicar. No entanto, segundo Carla Alves, em Setembro do ano passado houve injecção financeira, o que leva aos dois mil milhões de euros de que a CAP fala. "Em Setembro do ano passado houve um prolongamento de dois anos deste programa. Estes eram os valores se ele acabasse em 2020 mas o programa teve aqui uma injecção financeira de 1,4 mil milhões de euros, que nos permite estendê-lo. Se juntarmos ao que tínhamos, que eram 500 milhões, 1,4 mil milhões, estamos a falar de 2 mil milhões que os agricultores têm disponíveis".

No âmbito do PDR foram ainda criadas medidas de custo simplificado, como é o caso da atribuição de tractores. No entanto, o presidente da CAP queixou-se que o número de máquinas agrícolas atribuídas é baixo e que ainda não foram entregues. Carla Alves desmente este cenário. "Aprovámos, até hoje, a nível nacional, 1400 tractores, sendo que para o norte foram aprovados 1100. Foi uma medida que para o norte caiu melhor do que para qualquer lado do país. Esse montante das candidaturas foi já aprovado. Ainda não abrimos novamente o aviso porque há dificuldade de quem vende os tractores os entregar".

A directora regional de Agricultura e Pescas do Norte destacou ainda que estão abertas candidaturas para outros projectos. "Avisos para jovens agricultores em território vulnerável, que o caso do norte é, particularmente, interessante porque grande parte dele está nessa zona. Temos também abertas programas para a agro-indústria e medidas florestais".

Em Fevereiro volta também a abrir as candidaturas à atribuição de painéis fotovoltaicos.

Segundo DRAP Norte, os 2 mil milhões de euros do Programa de Desenvolvimento Rural estão disponíveis aos agricultores até 2025.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário