Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 10 de maio de 2022

Cerca de 35 agricultores participaram em sessões de sensibilização sobre a águia-caçadeira no Planalto Mirandês

 Cerca de 35 agricultores e caçadores participaram nas quatro sessões de sensibilização e esclarecimento sobre a proteção da águia-caçadeira realizadas entre os dias 2 e 5 de maio pela Palombar- Conservação da Natureza e do Património Rural no Planalto Mirandês, uma área fundamental para a conservação desta espécie no norte do país. As sessões decorreram em três freguesias de Miranda do Douro (Ifanes, Malhadas e Duas Igrejas) e numa de Mogadouro (Brunhosinho).

Técnico de conservação da natureza Luís Ribeiro a realizar a apresentação numa das sessões de sensibilização. Fotografia Miguel Nóvoa/Palombar.

O objetivo principal destas sessões foi envolver os agricultores locais na proteção e conservação desta espécie benéfica para a produção agrícola e que depende do habitat das searas para a sua sobrevivência, de forma a que estes sejam agentes ativos e colaborem com os técnicos de conservação da natureza para, juntos, assegurarem que as searas mantenham a sua biodiversidade e serviços dos ecossistemas.

Foram também abordados aspetos relacionados com as linhas orientadoras da Política Agrícola Comum (PAC) da União Europeia e a sua convergência com a promoção de uma agricultura produtiva e ambientalmente sustentável, nomeadamente os apoios dados aos agricultores que cooperem com os agentes de conservação da natureza em ações de proteção da águia-caçadeira.

Durante as sessões, foi ainda projetado o documentário "Proteger a rapina das searas" produzido pela Palombar no âmbito do projeto "Reconecta-te à Natureza - as aves fazem mais do que cantar", financiado pelo Fundo Ambiental.

Médico veterinário Miguel Nóvoa a realizar a apresentação numa das sessões de sensibilização. Fotografia Luís Ribeiro/Palombar.

Estas sessões foram organizadas no âmbito do projeto "Searas com Biodiversidade - Salvemos a águia-caçadeira", que será lançado brevemente e conta com vários parceiros: a Palombar; a Associação Nacional de Produtores de Proteaginosas, Oleaginosas e Cereais (ANPOC); o BIOPOLIS/CIBIO, Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto e o Clube de Produtores do Continente (CPC), sendo financiado por estas três últimas entidades.

Atualmente, a águia-caçadeira (Circus pygargus) é considerada uma das espécies mais ameaçadas da fauna terrestre em Portugal. Trata-se de uma espécie de conservação prioritária no país e o Planalto Mirandês é uma das poucas regiões com condições favoráveis à sua presença.

Sem comentários:

Enviar um comentário