Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 3 de maio de 2022

Mês da prevenção dos maus-tratos na infância termina em Macedo de Cavaleiros

 Ser pai ou mãe é um desafio influenciado pelas evoluções de que a sociedade vai sendo alvo ao longo dos tempos


Sílvia Cerqueira, coach, formadora e facilitadora de desenvolvimento humano, que participou no encerramento das actividades do mês da prevenção dos maus-tratos na infância, em Macedo de Cavaleiros, diz que o excesso de informação pode ser um dos principais problemas da actualidade. "A prática da parentalidade sempre foi um desafio ao longo dos tempos e aquilo que temos vindo a sentir é que os pais se sentem cada vez mais perdidos e ainda mais desorientados. O que devemos dizer é que está tudo certo e que, muitas vezes, temos todos os recursos que precisamos dentro de nós e que o foco está no relacioamento que devemos ter com as crianças e com os outros".

Um dos problemas da atualidade é a falta de atenção, que por vezes leva a que não se criem conexões entre pais e filhos. "Podemos considerar que hoje em dia temos muitos focos de distração e acabamos por agir em piloto automático. O nosso corpo está presente na situação mas a nossa mente está, muitas vezes, longe da situação".

E é preciso reconhecer quando se precisa de ajuda. "Perante um problema, situação ou desafio acabamos por querer não nos focar tanto nisso e acabar por não enfrentar as coisas, por receio de ser julgados. Quando assumimos ao outro que estamos a precisar de ajuda, muitas vezes, estamos a assumir um fracasso. A mensagem que quero deixar é que está tudo bem quando precisamos de ajuda".

Declarações à margem da sessão de sensibilização “Pais Felizes, Filhos Felizes”, sobre parentalidade consciente, que aconteceu na aldeia de Vale da Porca e encerrou as atividades do mês da prevenção dos maus-tratos na infância, programadas no concelho de Macedo de Cavaleiros.

Escrito por Onda Livre (CIR)

Sem comentários:

Enviar um comentário