Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 4 de maio de 2022

Palombar integra cogestão dos parques naturais do Douro Internacional e de Montesinho

 A Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural, em conjunto com a AEPGA - Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino, integra as Comissões de Cogestão dos parques naturais do Douro Internacional (PNDI) e de Montesinho (PNM).


A Palombar e a AEPGA representam, nestas Comissões, as organizações não governamentais de ambiente (ONGA) e equiparadas, assim como a Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente (CPADA), organismo responsável pela eleição dos representantes desse setor.

Segundo indica o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), o Modelo de Cogestão das áreas protegidas de âmbito nacional pretende: criar uma dinâmica partilhada de valorização de cada área protegida, tendo por base a sua sustentabilidade e estabelecer procedimentos concertados, que visem um melhor desempenho na salvaguarda dos valores naturais e na resposta às solicitações da sociedade, e gerar uma relação de maior proximidade aos cidadãos e às entidades relevantes para a promoção do desenvolvimento sustentável de cada área protegida.

Este modelo dá primazia à gestão de proximidade, em que diferentes entidades colocam ao serviço das áreas protegidas o que de melhor têm para oferecer no quadro das suas competências e atribuições, pondo em prática uma gestão participativa, colaborativa e articulada, especificamente nos domínios da promoção, sensibilização e comunicação dos valores naturais territoriais presentes.

No âmbito das Comissões de Cogestão do PNDI e do PNM, a Palombar e a AEPGA irão contribuir para o cumprimento dos seus seis eixos e domínios estratégicos: 1) Valorização e salvaguarda do património natural; 2) Promoção da identidade local: dinâmicas sociais; 3) Desenvolvimento rural e económico sustentáveis; 4) Investigação, Desenvolvimento e Inovação; 5) Sensibilização, formação e capacitação e 6) Comunicação e promoção do território.

No que se refere ao Parque Natural do Douro Internacional, a Palombar está representada pelo biólogo José Pereira e a AEPGA pelo médico veterinário Miguel Nóvoa. Relativamente ao Parque Natural de Montesinho, a Palombar está representada pelo biólogo João Santos e a AEPGA pela bióloga Sara Pinto.

Sem comentários:

Enviar um comentário