Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 7 de julho de 2022

Livro vencedor do Prémio Literário da Lusofonia Professor Adriano Moreira apresentado em Bragança

 “O Silêncio Guardado nas Horas", livro vencedor da última edição do Prémio Literário da Lusofonia Professor Adriano Moreira foi apresentado, esta terça-feira, em Bragança

A autora é Fabiana Araújo, médica dentista brasileira. A obra é um romance histórico que acontece entre 1888 e 1946. "Faço um apanhado das regiões do Nordeste do Brasil e eu conto a história de um engenho açucareiro e dentro desse engenho a história de três gerações de uma mesma família, cujo destinado está relacionado, com segredos, daí o silêncio das horas".

A ideia partiu do conceito “tempo” e da história do patriarcado do nordeste do Brasil. Fabiana Araújo começou por fazer pesquisa e só depois começou a escrita. Um trabalho que lhe levou dois anos. "O primeiro ano foi de estudo do coronelismo, o cangaço no Brasil, os costumes, as roupas, as comidas. Eu não dessa região, sou do sudeste, por isso, tive que estudar. No ano seguinte comecei a escrever".

A médica dentista, que é apaixonada pela leitura e pela escrita desde muito nova, mostrou-se encantada com Bragança e com as suas gentes. Por isso, a sua próxima obra vai ter uma referência a este território. "Eu já sei que aqui houve produção de seda. Bragança está a inspirar-me e vai estar no próximo livro. Vou voltar. É uma terra de irmãos".

Fabiana Araújo recebeu o Prémio Literário da Lusofonia Professor Adriano Moreira em Outubro do ano passado, mas veio agora apresentar o livro que lhe deu a distinção, intitulado “O Silêncio Guardado nas Horas".

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário