Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 11 de agosto de 2022

Jardim-de-infância de Vale da Porca já não vai abrir no próximo ano letivo

 Afinal vão ser dois os jardins-de-infância que não vão abrir no próximo ano letivo no concelho de Macedo de Cavaleiros.


Depois de anunciado o fecho do infantário da aldeia de Podence, sabe-se agora que também o de Vale da Porca não vai abrir no próximo ano letivo.

O motivo é a falta de alunos inscritos em número suficiente, que neste caso foram apenas dois, explica a vereadora da educação do Município de Macedo de Cavaleiros, Sónia Salomé:

“É triste porque reflete uma realidade que se passa no nosso concelho, que é a falta de crianças.

Tivemos só duas inscrições, o que fez com que o próprio ministério não atribuísse professor à escola. Sendo assim, não estão reunidas as condições para iniciar o ano letivo, ficando tudo comprometido. Com apenas dois alunos também não seria viável.

A turma não é validada e, depois disso, para que no futuro voltasse a abrir, teria de haver uma turma de 22 alunos.”

Fora da cidade mantêm-se abertas as escolas de Morais de Chacim, em relação às quais a vereadora garante que, pelo menos por enquanto, não há risco de encerrarem:

“As escolas de Morais e Chacim mantêm-se abertas e esperamos que assim continue, até com um aumento de crianças.

Mas também são equipamentos diferentes, têm pré-escolar e 1º Ciclo, enquanto que  em Vale da Porca e Podence era só infantário, estando por isso mais sujeitas a esta oscilação de alunos.

Havendo mais graus de ensino acaba até por ser mais fácil de negociar com o ministério para manter o equipamento aberto, uma vez que há mais alunos, no somatório dos dois ciclos.”

A confirmação de que também o infantário de Vale da Porca não vai abrir portas no próximo ano letivo, tal como o de Podence.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário