Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 9 de agosto de 2022

Picote: Estudo demográfico apresentado em livro

 Foi apresentado no dia 6 de agosto, na Casa do Povo de Picote, o livro ”Freguesia de Picote: estudo demográfico (1796-1900)”, trata-se de uma obra científica onde a autora, Alda Maria Preto Miguel, dá informações sobre o número de habitantes, casas, nascimentos, casamentos, óbitos e outros dados demográficos sobre a população picotesa, no final do século XVIII e ao longo do século XIX.


A apresentação da obra inseriu-se nas festas da freguesia e do Divino Santo Cristo, que se celebrou nos dias 6 e 7 de agosto e contou com a participação da presidente do município de Miranda do Douro, Helena Barril e do administrador da diocese de Bragança-Miranda, monsenhor Adelino Paes.

Na sua intervenção, a autarca de Miranda do Douro, felicitou a autora do livro pelo estudo científico sobre a demografia de Picote.

“Atualmente, a demografia é um sério problema para todo o interior do país, daí a pertinência desta obra” – Helena Barril.

Por sua vez, o administrador diocesano, monsenhor Adelino Paes, também ele natural de Picote, elogiou o trabalho de investigação sobre assuntos como a natalidade, os casamentos, os óbitos e as migrações em Picote, entre os anos de 1796 e 1900.

“Nesse tempo, nascia-se, casava-se, vivia-se e morria-se na própria terra, dado que quase não havia migrações” – Monsenhor Adelino Paes.

O administrador diocesano, felicitou Alda Maria Preto Miguel pela obra que veio enriquecer culturalmente a comunidade de Picote e desafiou a investigadora a continuar o estudo da história da aldeia, no século XX até aos dias de hoje.

A obra agora publicada contou com o apoio da associação Família Kolping de Picote, da FRAUGA – Associação para o Desenvolvimento Integrado de Picote e da Junta de Freguesia.

O presidente da Junta de Freguesia de Picote, Jorge Lourenço, agradeceu o trabalho sobre a demografia e sublinhou a importância de trabalhar em conjunto para que as localidades, como é o caso da aldeia de Picote, consigam agir contra o despovoamento e manter a população.

“Para que haja população nas localidades é imprescindível manter abertos os serviços como são as escolas, os bancos, o correios, os supermercados, etc.”, indicou.

HA

Sem comentários:

Enviar um comentário