Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 12 de outubro de 2022

Falta de obras no IPB já limita número de vagas na instituição

 O Instituto Politécnico de Bragança acolhe, este ano, mais de dois mil novos alunos. O número de novos estudantes nunca tinha sido tão grande e ainda falta saber quantos mais entrarão na terceira e última fase de acesso ao ensino superior


Ontem, na sessão de boas-vindas aos novos alunos, o presidente do politécnico, Orlando Rodrigues, explicou que a marca dos 10 mil estudantes foi ultrapassada já no ano passado e que este ano lectivo, no total, são mais de dez mil e quinhentos os alunos do IPB. "Nas diversas fases e diversos concursos entraram um pouco mais de dois mil alunos. No concurso nacional de acesso é, claramente, o maior número de sempre".

Perante o aumento do número de alunos e enquanto se espera pelas novas residências que estão previstas, Orlando Rodrigues assinalou que a oferta de alojamento privado tem sido a salvação para acolher tanta gente. "Começa a ser um problema. As infraestruturas físicas do IPB estão superlotadas. Felizmente, na cidade, tem havido investimento privado e a oferta de alojamento tem aumentado significativamente, apesar do aumento de preços. Precisamos de residências e de resolver alguns problemas de infraestruturas pedagógicas, que, neste momento, são insuficientes para as necessidades que temos".

Uma das empreitadas que o presidente do IPB não se cansa de assinalar com prioritária é a ampliação e requalificação da Escola Superior de Saúde. Para já, vai avançar-se com a obra com dinheiro do próprio instituto, que depois continuará a procurar financiamento público. A empreitada deverá custar mais de 8 milhões de euros. "A Escola de Saúde é uma infraestrutura histórica que foi construída para 300 alunos e, neste momento, já ultrapassa largamente os 1500. A necessidade tem vindo a ser resolvida utilizando instalações das outras escolas mas, como elas cresceram, já não é suficiente. Vamos tentar no próximo ano começar com as obras".

As obras são necessárias há muito tempo e a falta das mesmas já limita o número de vagas. "Nós já estamos com o controlo de vagas apertado. Ficámos surpreendidos, este ano, com a procura, que aumentou em todos os concursos, mas estamos a procurar limitar as vagas".

Neste momento, há mais de dois mil novos alunos no IPB, mas nos próximos dias serão ainda mais, até porque os resultados da última fase de acesso já são conhecidos no domingo.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário