Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 3 de novembro de 2022

Abade de Baçal vai ter novo destaque no museu brigantino ao qual dá nome

 A sala dedicada ao Abade de Baçal, no museu brigantino ao qual dá nome, vai sofrer algumas transformações


A ideia é que quem visite o espaço perceba quem foi este transmontano. Jorge da Costa apresentou-se, ontem, como novo director do museu, precisamente nesta sala, que quer que se encha de histórias do estudioso da região do nordeste transmontano.

“Quero que quem passe por aqui perceba quem é a figura do Abade de Baçal e, portanto, vai haver no início este investimento na figura do próprio patrono do museu. É um espaço também de emoções e mostrar outras narrativas que não são propriamente de objectos, são de situações, de histórias”, referiu.

Jorge da Costa, que já disse à Rádio Brigantia que quer tornar o museu num espaço de elite para todos e que a colecção vai ser enriquecida e valorizada, assume que o espaço exterior do museu também vai ser bastante dinamizado.

Ontem, em Bragança, na tomada de posse, esteve a Directora Regional de Cultura do Norte. Laura Castro assinalou que está muito confiante no trabalho que Jorge da Costa vai desenvolver.

“É um equipamento cultural importante e é um novo ciclo que se abre. Dar continuidade às potencialidades da colecção que o museu tem, mas um novo director trará sempre a sua marca”, disse.

Jorge da Costa foi director do Centro de Arte Contemporânea Graça Morais e do Centro de Fotografia Georges Dussaud. Comissariou mais de 80 exposições de artistas nacionais e estrangeiros, bem como de importantes colecções públicas e privadas, tanto nestes dois espaços como em diversos museus e Bienais de Arte do país.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário