Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 15 de novembro de 2022

Pão e Azeite em destaque este fim-de-semana pelo décimo ano na feira de Suçães

 O pão e o Azeite de Suçães foram os reis daquela aldeia do concelho de Mirandela durante o fim-de-semana


Pelo 10º ano, dois dos ex-líbris da localidade voltaram a dar nome a uma feira que foi montra para muitos outros produtos regionais e até artesanato.

“Este pão é diferente do das padarias, não tem tantos fermentos, unicamente pomos um pouquito de fermento. Este pão conserva-se 15 dias e não sabe a fermento”, referiu uma expositora.

“Tenho azeite, azeitonas e frutos secos. São da produção dos meus pais. Estamos agora a fazer o novo azeite, este ano houve menos produção”, disse outra expositora.

O azeite e o pão são dois produtos com história naquela aldeia. No caso do pão, afamado não só no concelho, ainda hoje preserva características que o diferenciam, refere a presidente da junta, Maria Luísa Deimãos.

“O pão é cozido num forno a lenha, com características próprias que dá um sabor especial é vendido em todo o concelho de Mirandela e nos concelhos limítrofes. Há inclusive uma loja no Porto que está a vender pão de Suçães”, explicou.

São exemplo da qualidade que ali se produz, os azeites da Casa de Santo Amaro, reconhecidos como uns dos melhores do mundo. O proprietário, Francisco Pavão, que é também presidente da Associação de Produtores em Protecção Integrada de Trás-os-Montes e Alto Douro, refere que é necessário saber promover os azeites que a região produz.

“Esta região é das regiões que tem os melhores azeites do mundo. Há extraordinários azeites pela região toda, temos que os saber promover. É importante que os produtores também procurem sinergias entre eles, é impensável que sozinhos vamos a uma feira ao Japão ou ao Brasil, é importante que em conjunto consigamos diluir custos, aumentar escala e trabalhar para o bem comum de todos nós”, frisou.

A X Feira do Pão e do Azeite de Suçães juntou cerca de 20 expositores e contou com actividades paralelas que decorreram ao longo dos dois dias do fim-de-semana.

Escrito por Onda Livre (CIR)

Sem comentários:

Enviar um comentário