Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

COMPANHIA NARRATIVA - ENSAIO ANÓNIMO NÃO É NOME DE MULHER

 Regimes opressores forçaram o internamento de mulheres em hospícios. Dadas como loucas por desafiarem as normas, eram presas, torturadas, esquecidas. Milhares morreram. Partindo dessas vidas reais, Anónimo Não É Nome de Mulher resgata histórias silenciadas e confronta-nos com resquícios de um tempo não muito longínquo.


No hospício de Santa Teresa, duas mulheres internadas debatem-se com as suas dores, dúvidas e sonhos em cacos. Uma trabalhadora testemunha o impensável e questiona o seu papel. Uma mãe espera. Uma médica reduz pacientes a números. Uma autarca zela pela “máquina” oleada do regime.

Naquele lugar desumanizado, surge, no entanto, esperança: poderá a bondade vencer a opressão? Enquanto estas vidas se enovelam, outra mulher narra a sua história. Amor e violência, loucura e verdade, fama e solidão, violência e feminismo. A História aqui tão perto, perigosamente perto. Por dentro de nós.

Texto: Mariana Correia Pinto . Encenação: António Durães . Assistência de encenação: Joaquim Gama . Interpretação: Luisa Pinto e Maria Quintelas . Composição e interpretação musical: Cristina Bacelar . Espaço cénico: António Durães . Figurinos: Composição coletiva . Luz: Francisco Alves . Fotografia de Cena: Paulo Pimenta . Apoio à produção: Constança Antunes e Carla Gomes . Coprodução: Narrativa Ensaio-AC e Casa das Artes de Famalicão . Apoio: Centro de Estudos Arnaldo Araújo/ ESAP, MIRA FORUM e SP- Escola de Teatro (Brasil).

Teatro Municipal de Bragança - AUDITÓRIO • M16 • 75 min. - 01 MARÇO 2023 - 21H - 6,00 EUROS

Bilhetes AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário