Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

Barragem de Fontelonga já tem água para abastecer Carrazeda durante este ano

 Mesmo que chova pouco nos próximos meses, a barragem da Fontelonga já tem água suficiente para abastecer o concelho de Carrazeda de Ansiães durante este ano e, eventualmente, durante o próximo também


É a convicção do presidente da Câmara, João Gonçalves.

“Creio que estaremos muito perto dos 80% de capacidade de albufeira, o que é muito bom. Continua a aumentar a sua capacidade volumétrica, claro que agora a um ritmo menor porque as chuvas pararam, mas eu creio que estamos perfeitamente confortáveis no que respeita ao resto do ano, eventualmente para dois anos, dependerá muito correr o resto do ano em termos de entrada de água na albufeira”, explicou.

O autarca lembra que se não fosse o transporte de água em camiões-cisterna, a partir do rio Tua, para a barragem da Fontelonga, Carrazeda ficaria sem água antes do final de 2022.

“Desde Maio nós fomos acompanhando de perto a situação e as projecções que íamos tendo era que durante o mês de Outubro iriamos atingir o limite do abastecimento de água. Se não se desse esse aporte de água, que começou no início de Setembro, com certeza que iriamos passar muitas dificuldades”, frisou.

O transporte de água do rio Tua para a Barragem da Fontelonga, que chegou a estar a 10% da sua capacidade, terminou a 10 de Janeiro, numa altura em que já estava a 60%.

Escrito por Rádio Ansiães (CIR)

Sem comentários:

Enviar um comentário