Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

40 mascarados cumpriram tradição do entrudo em Vila Boa

 Os máscaras, marafonos e madamas voltaram, ontem, a sair à rua em Vila Boa, no concelho de Vinhais


Este é um dos entrudos mais genuínos do nosso território, onde os mascarados percorrem a aldeia, em desfile, com brincadeiras e tropelias, chocalhando as moças mais novas e solteiras.

Em Vila Boa há cerca de 40 máscaras, que ainda preservam os trajes como eram noutros tempos, e os que se vestem para animar o dia de Carnaval garantem que não querem deixar morrer a tradição.

“Participo desde os meus seis anos, é o preservar de uma tradição, não deixar morrer o que é nosso, as mulheres solteiras são chocalhadas e há várias brincadeiras”, disse um mascarado que participou no desfile.

Manuel Vale é habitante de Vila Boa e diz que sempre se lembra desta celebração. Tem 75 anos e recorda que noutros tempos as coisas eram um pouco diferentes, mas a essência mantem-se.

“Era mais divertido, porque saiam espontaneamente de uma canelha e de outra, hoje é um Carnaval genuíno, mas é programado”, contou.

Tozé Vale é o presidente da Associação Desportiva e Cultural de Vila Boa, que ajuda a dinamizar a festa. Garante que este já não é só um entrudo da aldeia.

“O objectivo da associação é manter as tradições muito activa. O mais importante disto tudo é que os mais novos continuem a viver como era no passado. Cada vez mais há pessoas de fora que começam a mostrar muito interesse por estas festas tradicionais e é bom que venham, porque nos faz falta que pessoas venham ao nosso território”, salientou.

O Entrudo de Vila Boa animou, ontem, esta aldeia vinhaense, que tem unido esforços para que a tradição não acabe e que, pelo contrário, cresça, que os mais novos a vão sentido também sua.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário