Este ano, o certame acontece num sítio diferente, devido ao crescimento do certame. Nesta edição esperam-se 40 expositores de amêndoa e outros produtos regionais, praticamente todos do concelho de Vila Flor.
“À excepção de um ou dois, os 40 expositores que iremos ter são de Vila Flor. Nós tentamos sempre que estas feiras sejam sempre predominantemente produtores e produtos de Vila Flor”, disse o autarca, Pedro Lima.
Expositores de amêndoa de Vila Flor serão apenas meia dúzia. Um cenário que o município quer mudar, incentivando os produtores à venda do fruto, de modo a valorizá-lo.
“Será sempre melhor adicionar valor ao produto amêndoa, cá na nossa terra, ou seja, vendê-lo já com valor acrescentado, nomeadamente uma transformação, um processo que envolva o enriquecimento do produto na terra e que justifique um valor mais alto na sua venda”, referiu.
A feira acontece dias 25 e 26 de Fevereiro, 4 e 5 e 11 e 12 de Março. Espera-se que milhares de pessoas visitem Vila Flor nestes dias.
“Estamos à espera de no total termos à volta de 10 mil pessoas”, adiantou.
No último fim-de-semana da feira, 11 e 12 de Março, é dado o arranque ao Festival Tua Walk, com vários seminários sobre pedestrianismo, uma iniciativa do Parque Regional Natural do Vale do Tua, do qual Vila Flor faz parte.
As Amendoeiras em Flor começam já este sábado e pode esperar-se animação musical tradicional, mas também concertos, apresentação de livros, conferências e oficinas para jovens.
Sem comentários:
Enviar um comentário