Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

𝗕𝗼𝗺 𝗱𝗲𝘀𝗰𝗮𝗻𝘀𝗼, 𝗰𝗮𝗿𝗲𝘁𝗼𝘀!

 E eis que termina um dos eventos mais marcantes do nosso concelho. Senão o mais marcante. 
Aquele em que damos a conhecer uma das mais valiosas tradições da nossa identidade enquanto transmontanos. 
O "Entrudo Chocalheiro", representativo das festas de celebração do final do ciclo de inverno e início do ciclo produtivo da primavera, em que os Caretos de Podence, com os seus trajes e animação, dão cor, vida e alegria à aldeia e aos muitos visitantes que por ali passam.
E é neles que reside a força desta festa. 
Em cada uma daquelas pessoas, adultas ou não, enquanto envergam os seus fatos coloridos que, apesar de pesados e quentes, não os impedem de animar a festa, com uma energia que parece não ter fim e colocar sorrisos na face de cada uma das pessoas que ali se deslocam, em grande parte, para os ver.
Dizem que vestir o fato dá energias sobrenaturais! Que transforma o mais tímido no mais destemido, como se a cor e o barulho dos chocalhos se apoderasse deles e o tornasse invencíveis, intocáveis e omnipotentes. E, mesmo que tal não seja, a verdade é que é essa mesmo a sensação que transmitem àqueles que por ali andam. Uns à espera de ser chocalhados, outros a tentar não o ser. 
São os caretos, na sua essência, a peça mais importante desta festividade e é a eles, sem exceção e desta forma, que dedicamos cada uma destas palavras, na esperança que lhes fique claro todos o valor que pensamos que lhes deve ser atribuído e a quem agradecemos, sinceramente, todo o esforço e dedicação com que vestem o seu traje e toda a animação que nos proporcionaram ao longo destes 4 dias.
Que esta tradição se mantenha viva e pura, por muitas e vindouras gerações.

Bom descanso, caretos! 
Até para o ano.


Cláudio Trovisco

Sem comentários:

Enviar um comentário