Tomada de posse da Assembleia Municipal Jovem de Macedo de Cavaleiros |
Incentivar a participação cívica dos jovens e a sua intervenção na vida política ativa são alguns dos objetivos do elenco que compõe a primeira Assembleia Municipal Jovem de Macedo de Cavaleiros e que hoje tomou posse. “Queremos que os jovens do nosso concelho se envolvam mais na vida e nas decisões de Macedo de Cavaleiros, participando com as suas ideias e a irreverência própria da juventude, sempre tão importante para dinamizar os territórios”, explica o presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros, Benjamim Rodrigues.
A Assembleia Municipal Jovem (AMJ) surge com o objetivo de permitir à comunidade juvenil do concelho uma aproximação aos órgãos de poder político local, de forma organizada e participativa, incentivando-os a conhecer, a envolver e a participar no processo político. Os membros desta Assembleia são escolhidos através de eleição na escola para delegado e subdelegado de turma.
“Com esta iniciativa, que creio ser a primeira no distrito, queremos criar aqui um espaço de reflexão de temáticas com interesse para os mais jovens, permitindo-lhes também expor as suas ideias, partilhar problemas e encontrar soluções”, salienta o presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros. Para Benjamim Rodrigues, “a Assembleia Municipal Jovem assume-se, por isso, como um reforço democrático e sustenta-se numa real implementação de políticas mais orientadas para as necessidades dos cidadãos mais jovens do nosso concelho”.
São membros da AMJ os tutores dos jovens Membros da Assembleia Municipal (sem direito de voto), o Presidente da Mesa da Assembleia Municipal de Macedo e o Coordenador dos delegados de Turma da Escola de Macedo de Cavaleiros. A estes juntam-se ainda os membros da Mesa da Assembleia Municipal e o Executivo Municipal, constituído pelo seu Presidente e pelos Vereadores. E, claro, os jovens deputados.
Benjamim Rodrigues acredita que este projeto terá um impacto muito positivo que irá permitir combater “o natural afastamento dos jovens que, muitas vezes, não se sentem ouvidos pelo Poder Político e que sentem que a sua opinião não é tida em conta nem as suas ideias e propostas valorizadas”.
“Temos massa crítica com qualidade para pôr em marcha projetos muito interessantes e que vão, de certeza, criar mais e melhores condições para que os jovens se fixem no nosso território”, acrescenta o presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros.
A AMJ reúne em duas sessões ordinárias anuais que decorrem uma em abril e outra em novembro. Já o mandato dos deputados jovens começa no início do ano civil, sendo a sua duração de um ano. Cada aluno eleito tem o limite de dois mandatos consecutivos.
Sem comentários:
Enviar um comentário