Encontro do projeto DuraDOURO em Alcañices, Espanha. Fotografia DR. |
O encontro teve como objetivo reunir e recolher o contributo de produtores locais, agentes de conservação da natureza, artesãos e criadores de gado dos dois lados da fronteira luso-espanhola, com o intuito de conhecer o seu trabalho e procurar, em conjunto, propostas e soluções sustentáveis que contribuam de forma concreta para a preservação da paisagem e da biodiversidade do território.
Em representação da Palombar, esteve presente o médico veterinário Miguel Nóvoa, que abordou o trabalho desenvolvido pela Palombar no âmbito da conservação da natureza e do património rural e contribuiu para esse propósito.
O projeto DuraDouro está abrangido pelo programa europeu Interreg POCTEP e é promovido por três entidades espanholas - Fundación Santa María la Real, Hábitat Eficiente AEICE e Asociación Ibérica de Municipios Ribereños del Duero, e uma portuguesa, o Instituto Politécnico de Bragança.
Tem como meta divulgar recursos e experiências culturais, paisagísticas e humanas na região do Douro transfronteiriço, os quais foram já desenvolvidos em projetos anteriores como o "Flumen Durius", a "Rota Ibérica", a "Paisagem Ibérica" e o "Descubra o Douro". O grande propósito final do DuraDouro é, por isso, divulgar esses recursos e experiências, consolidá-los e integrá-los no território, transformando-os numa mais-valia efetiva para o futuro da região.
Sem comentários:
Enviar um comentário