Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Mil diabos andaram à solta em Vinhais

 Os diabos de Vinhais voltaram a sair à rua, pintando de vermelho a vila, em procissão, até ao Largo do Arrabalde


Esta recriação é um prolongamento da quarta-feira de cinzas, em que se cumpre uma tradição secular.

Vários vinhaenses participam na iniciativa e há muitos jovens que fazem questão de estar presentes para que a tradição não morra nos próximos tempos.

“Desde que sou criança que participo neste evento. Temos a missa dos diabos e depois os diabos vão atrás das meninas que estão nas varandas e querem fugir ao diabo, mas não podem. No fim, julga-las a todas”, contou um dos diabos.

Os “Mil Diabos à Solta em Vinhais” têm atraído vários curiosos, tanto de outros concelhos do distrito, como de outros pontos do país e até de Espanha. Sérgio Lopes foi um dos visitantes e considera que estas tradições têm que se manter vivas.

“Eu sou de Barcelos e esta é a primeira vez. Estou adorar, gosto muito mesmo. Temo que se manter para sempre esta tradição”, frisou.

O presidente da câmara de Vinhais, Luís Fernandes, vê com agrado que várias pessoas rumem à vila, neste dia.

“É bom sinal quando vemos pessoas de outras zonas do país, mas também da vizinha Galiza. As pessoas cada vez gostam mais de vir, de estar e de ver estas tradições e isso é óptimo”, referiu.

Ainda no sábado, a câmara inaugurou o Centro Interpretativo do Diabo e da Morte, situado no centro histórico, em homenagem à tradição secular, que encerra as festas de Inverno.

Em Vinhais é tradição, neste dia, que várias pessoas vistam a pele do diabo. Depois de uma missa de imposição de cinzas, deu-se início à procissão que atravessa a vila, com momentos teatrais. O trajecto termina no Largo do Arrabalde, com a queima da Morte. Durante o percurso várias raparigas são capturadas para ser castigadas, perante a Morte.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário