Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 5 de abril de 2023

Vale de Telhas prepara-se para receber um dos eventos mais genuínos da região transmontana

 O “Serrar a Belha” realiza-se no dia 8 de Abril de 2023, sábado de Páscoa, na freguesia de Vale de Telhas, no concelho de Mirandela.


Depois de três anos de interregno, devido à pandemia, a organização pretende bater o record de visitantes e espera atrair mais de 3 mil pessoas à aldeia.

O ponto alto do evento é a encenação teatral. Esta retrata a história de uma velha má e avarenta que pressente a sua morte e com medo de ir para o inferno resolve procurar a redenção, distribuindo os bens pelo povo da aldeia.

Ela faz o testamento, não por sua vontade, mas sim porque o Pineto (homem respeitado na aldeia) assim a obriga. Enquanto distribui os bens, a sua maldade vem ao de cima e satiriza os herdeiros, tornando as cenas hilariantes para quem assiste. Ao mesmo tempo deixa também a descoberto os pecados do povo, pois a sátira tem sempre um fundo de verdade.

Morre, é levada ao purgatório e depois é queimada (queima-se uma velha de 6 metros). Esta representação significa a purificação das almas, pois, entende-se a velha como exemplo para a mudança de comportamento. Com a sua queima, a aldeia fica livre de todos os males e pecados do ano velho, dando assim início a um novo ciclo.

Além do teatro de rua, que se realiza às 21h, cuja maioria das personagens são habitantes da aldeia, o evento conta com muita animação. Durante a tarde, serão apresentados dois livros sobre tradições. Seguidamente iniciar-se-á a Ronda das Tabernas que proporciona a quem visita a excelência da gastronomia local.

Pelas 22h30 estão programados três concertos, Albaluna, Xukalhos e Dj Klacid. Esta é uma tradição secular em Vale de Telhas, mas que só em 2019 foi transformada num produto turístico para dinamizar a economia da aldeia e assim atrair gente de todos os pontos do país. A organização é da Junta de Freguesia de Vale de Telhas.

Sem comentários:

Enviar um comentário