O preço das casas em Portugal volta a estar mais caro. No trimestre que acaba de terminar, o preço aumentou 2,2% face aos primeiros três meses do ano.
Segundo um estudo do Idealista, entre Abril e Junho, o preço pago por metro quadrado aumentou em 12 capitais de distrito, com Viana do Castelo a liderar as subidas. Segue-se Vila Real, Faro, Évora, Coimbra, Funchal, Lisboa, Portalegre, Setúbal, Porto, Viseu e Aveiro.
Ainda assim, noutras oito capitais de distrito o cenário é diferente, o preço por metro quadro baixou. Nesta lista está Bragança, em que a descida é de 1,3%. Guarda, Ponta Delgada, Castelo Branco, Santarém, Beja, Leiria e Braga viram também os preços descer.
Segundo o índice de preços do Idealista, no final do mês de Junho, comprar casa tinha um custo médio de 2 536 euros por metro quadrado. Em Bragança o custo médio nem chega lá perto, vale, em média, 867 euros. Mais barato que na região, neste momento, só mesmo em Portalegre, Guarda e Castelo Branco.
Lisboa continua a ser a cidade onde é mais caro comprar casa. O metro quadrado custa 5 351 euros. Segue-se o Porto e, depois, o Funchal. No top 5 estão ainda Faro e Aveiro.
Em Bragança, o metro quadrado custa, em média, 867 euros. Em Maio custava 885 e em Abril 869. Contudo, em Dezembro do ano passado chegou, por exemplo, a custar 900 euros. Em Junho de 2017 o preço era de 645 euros.
Em Macedo de Cavaleiros o metro quadrado vale agora 760 euros. Face a Janeiro desceu 24 euros. Em Mirandela custa agora 881 euros e em Janeiro custava 919.
Além de Bragança, Macedo de Cavaleiros e Mirandela, sobre os restantes nove concelhos do distrito, o Idealista não apresenta dados.
Apesar de estarem mais caras, em Junho do ano passado as casas estavam 6,5% mais caras.
Sem comentários:
Enviar um comentário