Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

Agrupamento promove leitura

 O Agrupamento de Escolas de Vinhais promove a leitura para todos. Depois de ter sido premiado com uma bolsa nacional de 1500€, promovida pela EPIS - Empresários Pela Inclusão Social, na Culturgest, à qual se candidataram 1061 projetos, o livro multiformato “O meu vizinho é um cão” (PNL), criado inteiramente pelo Agrupamento de Escolas D. Afonso III - Vinhais a partir do texto original de Isabel Minhós Martins, foi apresentado publicamente numa cerimónia que decorreu em dezembro, em Vinhais.


Trata-se de um projeto pioneiro, inovador e inclusivo, disponível em diferentes formatos (audiolivro; pictogramas, braille, escrita para baixa-visão, LGP e ilustrações em relevo), de modo a promover a participação de todos, de acordo com as necessidades específicas de cada um, eliminando barreiras no acesso à leitura. O projeto foi desenvolvido no âmbito de um projeto de Leitura Inclusiva, por todos e para todos, que na sua produção contou com a participação de alunos do 1.° Ciclo do Ensino Básico ao Ensino Secundário e vários docentes do agrupamento de Vinhais, na elaboração das ilustrações e gravação das vozes.

Para Rui Correia, Diretor do Agrupamento, “trata-se de um projeto importante a nível nacional, que deveria ser replicado noutras escolas podendo, assim, serem adaptados muitos mais livros do PNL. Envolveu muitos alunos, técnicos, auxiliares e professores, bem como a comunidade local, o que demonstra bem a força que as boas ideias ganham quando são bem acolhidas. Juntos sabemos fazer a diferença e levar a cabo projetos audaciosos”.

Sem comentários:

Enviar um comentário