Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 2 de maio de 2024

Manuel Jorge Gomes de Sepúlveda, governador das armas da província de Trás-os-Montes, pede cinco mil cruzados ao cabido de Bragança para municiamento da tropa - 31 de Março de 1801

 «Ill.mo e Rd.mo Snr. Havendo-se demorado a remessa de dinheiro para esta administração dos assentos e sendo da maior importancia para o Real serviço prevenir as faltas de monicio para as tropas e tendo noticia, que na fabrica dessa Cathedral, ha hüa somma de dinheiro, que prezentemente pode escuzar, me dirijo a V. S. suplicando-lhe, queira emprestar á dita administração cinco mil cruzados. No que confio, conhecendo as qualidades de honra e de fidelidade desse Ill.mo cabido, e que o Principe N. S. ha-de não só satisfazer, mas agradecer a V. S.ª o seu zelo, e patriotismo. Deos guarde a V. S.

Bragança, Quartel General da Provincia, 31 de Março de 1801.
Manuel Jorge Gomes de Sepulveda. Ao Ill.mo e R.mo Snr. cabido da Santa Sé desta Cidade» (373).
----------
(373) Copiada da carta original existente no Arquivo do Paço Episcopal em Bragança.
No fólio 58 dos Acórdãos de 1804 a 1829 vem transcrita uma carta de José António Vieira de Carvalho, tenente-coronel comandante interino do regimento de infantaria 24, datada de Bragança a 28 de Fevereiro de 1823, em que pede ao cabido da mesma cidade dois contos da réis emprestados «para pagarmos a tropa alguns soldos, que lhe faltão» dando como fiador a Francisco António Leitão. Tanto um como outro pedido foram satisfeitos pelo cabido.
----------
MEMÓRIAS ARQUEOLÓGICO-HISTÓRICAS DO DISTRITO DE BRAGANÇA

Sem comentários:

Enviar um comentário