Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 10 de setembro de 2024

𝟭𝟬 𝗱𝗲 𝘀𝗲𝘁𝗲𝗺𝗯𝗿𝗼 - 𝗖𝗼𝗺𝗲𝗺𝗼𝗿𝗮çã𝗼 𝗱𝗼𝘀 𝟮𝟲𝟴 𝗮𝗻𝗼𝘀 𝗱𝗮 𝗥𝗲𝗴𝗶ã𝗼 𝗗𝗲𝗺𝗮𝗿𝗰𝗮𝗱𝗮 𝗱𝗼 𝗗𝗼𝘂𝗿𝗼

 O Município de Freixo de Espada à Cinta associa-se à comemoração dos 268 anos da Região Demarcada do Douro, da qual faz parte, e felicita o trabalho de gerações de durienses que têm contribuído para o desenvolvimento desta Região, de vital importância económica para o País, detentora de sabores, tradições e paisagens ímpares, e destino turístico de referência nacional e internacional.


Foi a 10 de setembro de 1776, durante o reinado de D. José I, que Marquês de Pombal criou a Região Demarcada do Douro, a primeira Região Demarcada e reconhecida do Mundo. Esta Região estende-se ao longo do Rio Douro e seus afluentes, com uma extensão de cerca de 250 000 hectares, entre Barqueiros e Barca d´Alva. Esta demarcação definiu o modelo internacional de organização de uma região vinícola a nível mundial e, atualmente, circunscreve a Denominação de Origem Controlada dos Vinhos do Porto e Douro.

Na Região Demarcada do Douro, a magnifica monumentalidade da paisagem do Alto Douro Vinhateiro conferiu-lhe a classificação como Monumento Nacional em consequência da inscrição na lista do Património Mundial da Humanidade da UNESCO, em 2001.

O Douro espera por si!

Sem comentários:

Enviar um comentário