Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 19 de novembro de 2024

Pólo de Inovação Agrícola de Mirandela deverá começar a ser criado em Março

 Empreitada custa 1,3 milhões de euros e é financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência


Deverá começar em Março a criação do Pólo de Inovação Agrícola de Mirandela, que servirá para o estudo, investigação, inovação e promoção da olivicultura e dos frutos secos.

O pólo, que se localizará na Quinta do Valongo, tem como entidade gestora a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, custa um milhão e trezentos mil euros, valor aprovado da candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência.

A presidente da câmara de Mirandela, Júlia Rodrigues, destaca que o pólo será fundamental no desenvolvimento rural e agrícola do país.

“É muito importante para o concelho, para a região e também para o país. Estamos a falar de uma cadeia de valor do olival e do azeite, sempre na componente olival tradicional e também outras culturas, a amêndoa, outros frutos secos e outras actividades ligadas com pequenos ruminantes. Esta propriedade, com cerca de 80 hectares, tem finalmente um pólo de inovação e tem finalmente uma utilização para aquilo que é o desenvolvimento rural e agrícola da região e do país. Portanto, é o contributo de Mirandela e do Polo de Inovação Agrícola dentro de uma Estratégia Nacional de Inovação”, disse.

A empreitada prevê várias etapas, como “a requalificação de edificado, aquisição de equipamentos de laboratório, instalação de sistemas de rega, plantação de vinha, aquisição de maquinaria alfaias agrícolas e também um centro de recriação de raças autóctones, em particular da cabra serrana. É uma empreitada que, não estando dependente, obviamente, da Câmara Municipal, nós apoiamos na questão dos projectos, e estamos a acompanhar também a implementação e operacionalização do Pólo de Inovação e obviamente que a entidade é CCDR e temos também contrato de parceria com outras entidades ligadas à inovação, nomeadamente o Instituto Politécnico de Bragança, a Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Carvalhais-Mirandela, entre outras entidades”, explicou.

O Pólo de Inovação Agrícola deverá estar pronto daqui a um ano. “A Câmara Municipal é parceira neste projecto, mas efectivamente sendo um fundo PRR tem que estar sempre pronto até junho de 2026. Ou seja, previsivelmente se iniciar na primavera de 2025 terminará em outubro, novembro desse ano. É a previsão, obviamente que a nível de empreitadas tudo dependerá de haver candidatos ao concurso público, de haver a execução dentro dos prazos que estão fixados e obviamente obedecendo a um caderno de encargos”, rematou a autarca.

O pólo insere-se na Agenda de Inovação para a Agricultura 20-30 e vai especializar-se no desenvolvimento de actividades que permitam a sustentabilidade das zonas rurais, integrando a cadeia de valor do olival e do azeite. A amêndoa e outros frutos secos estarão também em destaque, bem como actividades relacionadas com os sectores da apicultura, pastagens e forragens e pequenos ruminantes.

Escrito por Brigantia 
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário