Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 19 de novembro de 2024

Grijó recebeu o Dia Do Atelier, que pretende conjugar a tradição com a inovação

 De forma a não perder tradições e saberes ancestrais, em trabalhos manuais como o crochet, tricó, macramé, arraiolos, bainhas abertas, entre muitos outros trabalhos, foi criado, pela Associação Grijó + Jovem, a iniciativa o Dia do Atelier, Tradição e Inovação, que teve o seu pontapé de saída, neste domingo, na escola primária da aldeia.


O objetivo é beber conhecimento das artesãs locais, e dar-lhe uma nova roupagem inovadora, num momento de partilha entre todas as participantes.

Luís Lino, presidente da recente Associação Grijó + Jovem explica que o objetivo deste dia, que visa também promover a partilha com mais freguesias tendo sido dado, apenas o primeiro passo:

Tem a ver com dar protagonismo às pessoas, que muitas vezes estão no anonimato, e que fazem trabalhos ímpares. É de louvar, o que estas 10 mulheres fazem. Juntam-se no Atelier Gentes de Grijó, e dão vida aos trabalhos manuais e não o deixam cair no esquecimento. São elas que mantém viva a tradição. Elas são 10 pessoas, e juntam-se uma vez por semana, no atelier. Hoje, chegamos perto das 50 pessoas, neste espaço. Há mais freguesias no nosso concelho que também têm este tipo de dinamismo. O nosso objetivo é partilhar também com as outras juntas de freguesia, e ao mesmo tempo, valorizarmos, aquilo que nós temos no nosso concelho.


Uma das artesãs é Violante Lino do Atelier de Gentes de Grijó, que destaca que o objetivo é ajudar umas às outras na partilha destes saberes e explica um pouco da génese do projeto que começou com o Atelier das Gentes de Grijó:

Quem sabe, ensina quem não sabe. É partilhar conhecimento. E foi assim que nasceu. Cada uma traz o seu trabalho. Se é algo, que uma não sabe, a colega ensina. Cada uma tem mais tendência para certos trabalhos. Foi assim que começou o projeto. No primeiro ano, realizamos os enfeites de uma árvore de Natal.

O projeto conta com o apoio da Unidade de Inovação, Modernização, Empreendedorismo, Relações Externas e Gestão Estratégica (IMERGE) do Município de Macedo de Cavaleiros, mas também com investigadores do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), nomeadamente de Carlos Casimiro Costa e Jacinta Costa, que também vão participar neste projeto.

Escrito por Rádio ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário