Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 19 de novembro de 2024

Macedo de Cavaleiros recebeu o IV Encontro da Associação da Ordem dos Pobres Cavaleiros do Templo de Jerusalém

 A Associação da Ordem dos Pobres Cavaleiros do Templo de Jerusalém (OPCTJ) , atua em três vertentes principais a ação social, a cultura e o turismo e escolheu Macedo de Cavaleiros para o IV Encontro da Convenção, que juntou mais de duas centenas de pessoas, no Centro Cultural da cidade, que recebeu os trabalhos administrativos da ordem, mas que também percorreu vários espaços da cidade, assim como o Azibo.


Mafalda Nascimento, secretária geral da OPCTJ destaca a comenda local, São Pedro de Macedo de Cavaleiros e a visitação do património:

Através da nossas comendas, que já são 17, e que são autónomas e uma delas é São Pedro de Macedo de Cavaleiros, trabalhamos o património, visitação, interpretação e a preservação no conceito de sustentabilidade. Viemos agora aqui com o nosso encontro nacional e nós já somos perto de 400 membros.

Ontem à noite tivemos 200 pessoas, que pernoitaram e foram usufruindo dos produtos endógenos, nomeadamente da gastronomia maravilhosa do território. E trabalhando nós também com o Geopark Macedo de Cavaleiros. E temos sempre em mente os objetivos sustentáveis das Nações Unidas. Hoje vamos visitar o Azibo e almoçar lá, no contexto de visitação.

A nível nacional existem 17 comendas autónomas, e já são 400 membros a nível nacional. Este encontro serviu para realizar apresentar o trabalho desenvolvido de cada comenda, como acrescentou Mafalda Nascimento:

Havendo património e nunca nos podemos esquecer, Martim Gonçalves de Macedo, que salvou a vida a João I, durante a batalha de Aljubarrota, este território faz todo o sentido visitar e manter aqui a comenda, que aliás é muito ativa. Já promovemos ações de limpeza no Azibo, por exemplo. Temos aqui uma forte presença e uma forte comenda. E basicamente durante estes três dias, juntamos aqui os nossos membros para os nossos trabalhos. Fizemos o nosso capítulo geral e administrativo. E estamos a apresentar os trabalhos das comendas.

O objetivo é trabalharmos em conjunto, em prol do bem comum, do nosso país, da nossa história e preservação, educação patrimonial, e sensibilizar as gerações mais novas, para a importância daquilo que é nosso e preservar.

A sede da OPCTJ é em Tomar. A comenda local dá pelo nome de São Pedro de Cavaleiros, em que no território existem diversos vestígios da ordem templária, nomeadamente em aldeias Argana, Ala, Azibeiro, Bagueixe, Chacim, Fornos de Ledra, Gralhós, Malta, Meles, Morais, Peredo, Santa Combinha, Talhinhas, Valdrez, Vale de Prados, Vila Nova da Raínha, Vilar Douroi, Vilarinho de Agrochão, sendo portanto este um concelho templário.

Escrito por Rádio ONDA LIVRE
Fotografia: OPCTJ

Sem comentários:

Enviar um comentário