Mafalda Nascimento, secretária geral da OPCTJ destaca a comenda local, São Pedro de Macedo de Cavaleiros e a visitação do património:
Através da nossas comendas, que já são 17, e que são autónomas e uma delas é São Pedro de Macedo de Cavaleiros, trabalhamos o património, visitação, interpretação e a preservação no conceito de sustentabilidade. Viemos agora aqui com o nosso encontro nacional e nós já somos perto de 400 membros.
Ontem à noite tivemos 200 pessoas, que pernoitaram e foram usufruindo dos produtos endógenos, nomeadamente da gastronomia maravilhosa do território. E trabalhando nós também com o Geopark Macedo de Cavaleiros. E temos sempre em mente os objetivos sustentáveis das Nações Unidas. Hoje vamos visitar o Azibo e almoçar lá, no contexto de visitação.
A nível nacional existem 17 comendas autónomas, e já são 400 membros a nível nacional. Este encontro serviu para realizar apresentar o trabalho desenvolvido de cada comenda, como acrescentou Mafalda Nascimento:
Havendo património e nunca nos podemos esquecer, Martim Gonçalves de Macedo, que salvou a vida a João I, durante a batalha de Aljubarrota, este território faz todo o sentido visitar e manter aqui a comenda, que aliás é muito ativa. Já promovemos ações de limpeza no Azibo, por exemplo. Temos aqui uma forte presença e uma forte comenda. E basicamente durante estes três dias, juntamos aqui os nossos membros para os nossos trabalhos. Fizemos o nosso capítulo geral e administrativo. E estamos a apresentar os trabalhos das comendas.
O objetivo é trabalharmos em conjunto, em prol do bem comum, do nosso país, da nossa história e preservação, educação patrimonial, e sensibilizar as gerações mais novas, para a importância daquilo que é nosso e preservar.
A sede da OPCTJ é em Tomar. A comenda local dá pelo nome de São Pedro de Cavaleiros, em que no território existem diversos vestígios da ordem templária, nomeadamente em aldeias Argana, Ala, Azibeiro, Bagueixe, Chacim, Fornos de Ledra, Gralhós, Malta, Meles, Morais, Peredo, Santa Combinha, Talhinhas, Valdrez, Vale de Prados, Vila Nova da Raínha, Vilar Douroi, Vilarinho de Agrochão, sendo portanto este um concelho templário.
Sem comentários:
Enviar um comentário