Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

FEIRA DA ALHEIRA DE MIRANDELA ASSINALA 25 ANOS DE PROMOÇÃO DO ENCHIDO DE FUMEIRO COMO SÍMBOLO DA GASTRONOMIA NACIONAL

 De 27 de fevereiro a 2 de março de 2025, a cidade de Mirandela será palco da vigésima quinta edição da Feira da Alheira que já é uma tradição consolidada e que promete atrair milhares de visitantes de várias regiões de Portugal e da vizinha Espanha, celebrando o produto ex-libris de Mirandela eleita, em 2011, como uma das sete maravilhas da gastronomia portuguesa.


A edição deste ano assinala os 25 anos de promoção daquele enchido de fumeiro e segundo a organização, vão estar presentes “cerca de 100 expositores distribuídos por uma área de 11.500 metros quadrados, que vai do Parque do Império até o Mercado Municipal, passando pela Zona Pedonal da Rua da República”.

Sinónimo de reconhecimento e de qualidade, a Alheira de Mirandela IGP (Indicação Geográfica Protegida) transporta consigo outras distinções, como o sexto galardão consecutivo “Prémio Cinco Estrelas”, e, recentemente, através de um ranking publicado no final de janeiro de 2025 pelo site TasteAtlas, “que elegeu a Alheira de Mirandela como o melhor enchido do mundo”, sublinha a organização, em comunicado, que é uma parceria entre a Câmara Municipal, a Associação Comercial e Industrial de Mirandela (ACIM) e a Mircom.

Ao longo dos quatro dias de celebrações, os visitantes terão a oportunidade de participar em diversas atividades: showcookings, degustações, exposições e animação musical com a artista Romana, a 28 de fevereiro, e o espetáculo “Para sempre Marco”, a 1 de março, numa homenagem a um dos maiores ícones da música portuguesa, Marco Paulo.

A 27 de fevereiro, destaque para o II Encontro Cinegético do Município de Mirandela, que reunirá cerca de 500 amantes do mundo da caça e um desfile equestre proporcionado pela Escola Profissional Agrícola de Carvalhais. 

Também no primeiro dia de março, no Museu da Oliveira e do Azeite, o evento contará com um seminário sobre turismo gastronómico, “reforçando a ligação entre a gastronomia local e a sustentabilidade alimentar”. No seu alinhamento, destaca-se a apresentação do Festival Gastronómico TENAZ_ Mirandela na ponta dos dedos, um evento inovador que celebra a cultura e a gastronomia de Trás-os-Montes, centrando-se no conceito de finger food e nos produtos autóctones.

Para o dia 2 de março, o último dia desta feira reserva o Baile do “Entrudo trapalhão”, com o grupo musical Dupla Face, transportando para o recinto os foliões da época carnavalesca.

Ao longo dos quatro dias, a programação inclui ainda arruadas, Dj’s, atividades ao ar livre.

PRODUTO GERA 30 MILHÕES DE EUROS

Atualmente, Mirandela possui 12 cozinhas regionais e sete unidades industriais dedicadas à produção de alheiras, sendo cinco delas certificadas com Indicação Geográfica Protegida (IGP). Este produto emblemático gera mais de 30 milhões de euros anuais, criando aproximadamente 760 postos de trabalho e contribuindo de forma significativa para a economia local e o desenvolvimento da região

ALHEIRA DE MIRANDELA IGP 

Em 2016, a União Europeia classificou a Alheira de Mirandela como um produto de Indicação Geográfica Protegida (IGP). É um enchido fumado em forma de ferradura, de cor castanho-amarelada, com aproximadamente 25 cm de comprimento e 3 cm de diâmetro, e peso compreendido entre 150 e 200 g. É obtida a partir de carne de porco de raça Bisara (ou do seu cruzamento com outras raças, desde que com 50% de raça Bísara), carne de aves, carne de animais de caça (facultativo), pão regional de trigo, banha de porco e azeite de Trás-os-Montes DOP, ou similar, condimentados com sal, alho e colorau. O interior apresenta uma textura heterogénea e é constituído por uma pasta fina e grumosa, na qual se apercebem pedaços de carnes desfiadas.

Artigo escrito por Fernando Pires (jornalista)

Sem comentários:

Enviar um comentário