Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 16 de julho de 2025

TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO E ALTO TÂMEGA E BARROSO ENTRE AS REGIÕES MAIS VULNERÁVEIS À POBREZA EM PORTUGAL

 Apesar de uma ligeira melhoria em relação ao ano anterior, a região Norte mantém-se como uma das zonas com maior risco de pobreza e exclusão social em Portugal, com uma taxa de 21%. No entanto, esta média regional oculta desigualdades profundas entre sub-regiões. Territórios como Trás-os-Montes e Alto Douro e Alto Tâmega e Barroso enfrentam níveis de vulnerabilidade à pobreza bastante superiores, aproximando-se ou mesmo ultrapassando os valores mais elevados registados no país, como os dos Açores, Madeira ou Península de Setúbal.


Durante o I Fórum Social do Minho, realizado em Viana do Castelo, foi destacada a importância de melhorar a qualidade dos indicadores estatísticos, uma vez que a atual forma de agregação dos dados tende a ocultar realidades mais críticas dentro das regiões. Apesar de zonas como a Área Metropolitana do Porto apresentarem indicadores semelhantes aos de Lisboa, outras áreas do Norte, nomeadamente Trás-os-Montes e Alto Douro e Alto Tâmega e Barroso, mostram-se altamente vulneráveis.

Um dos fatores que agrava a situação no Norte é a elevada taxa de pobreza entre trabalhadores, resultado de salários baixos e elevada precariedade laboral. Para além disso, o peso crescente dos custos com a habitação, particularmente sentido em regiões como o Cávado, está a tornar-se um fator determinante no aumento da pobreza.

Este retrato evidencia a necessidade de políticas públicas mais ajustadas às especificidades territoriais, com um olhar mais atento para regiões esquecidas pelas médias estatísticas, como Trás-os-Montes e Alto Douro e Alto Tâmega e Barroso.

Jornalista: Vitória Botelho
Foto: CNN

Sem comentários:

Enviar um comentário