Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 16 de julho de 2025

Rota do Petisco ajuda empresários de Bragança a dinamizar cafés e restaurantes

 Iniciativa foi lançada pela Associação Comercial, Industrial e Serviços de Bragança na época de pandemia, para apoiar os empresários, voltando a chamar público aos espaços


Trás-os-Montes é uma região reconhecida pela sua gastronomia única. Para dar sabor às tardes de verão e aproveitar as esplanadas, a Associação Comercial, Industrial e Serviços de Bragança está novamente a promover a Rota do Petisco. A iniciativa já vai a meio e os donos de restaurantes têm preparado iguarias irresistíveis que estão a conquistar o paladar dos participantes.

Ao longo do percurso, é possível saborear desde os petiscos mais tradicionais até às combinações mais surpreendentes que têm gerado bastante curiosidade, conta Carlos Rua, do bar e mercearia Marron – Oficina da Castanha. “É uma iniciativa que nos tem ajudado a conseguir mais clientes. Nós criámos o nosso petisco, feito com pão de castanha, queijo e presunto regional e temos ainda doce de abóbora com castanha. É uma combinação equilibrada e representa o melhor que há na terra, sendo acompanhado por uma cerveja artesanal de castanha ou um copo de vinho de Trás-os-Montes. É um petisco muito atrativo”.

Segundo Sérgio Gonçalves, proprietário do café GoalKeeper, a rota dos petiscos é uma excelente iniciativa para o negócio. “Quando nos propõe estas iniciativas acho que se estão a preocupar connosco e nós devemos aceitar. A nível de negócio, também ajuda a aumentar um bocadinho as vendas”.

Rita Brás, da Casa da Zinha, conta que a junção de produtos deu lugar a um prato diferente que permite dinamizar as vendas. “A junção dos produtos foi feita, especificamente, para a rota. Nós já fazíamos tanto a sandes como o pastel de castanha, que criámos aqui, na casa. Decidimos juntá-lo neste petisco para as pessoas provarem. É um bom evento para a casa”.

A Rota dos Petiscos começou no primeiro dia do mês e decorre até ao final de julho. Conta com 14 restaurantes e cafés aderentes.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Cindy Tomé

Sem comentários:

Enviar um comentário