Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

Antigo Viveiro das Trutas de França passa para a gestão do município de Bragança

 Prevê-se que seja reabilitado para acolher um Centro Interpretativo dos Ecossistemas Ribeirinhos


O antigo Viveiro das Trutas do Prado Novo, na aldeia de França, no concelho de Bragança, passou a integrar o património do município, ao abrigo do programa nacional “Gestão do Património Imobiliário Público sem Utilização”, destinado à transferência de imóveis devolutos do Estado para as autarquias.

O imóvel será reabilitado e transformado num Centro Interpretativo dos Ecossistemas Ribeirinhos, funcionando como polo educativo e de sensibilização ambiental e reforçando o conhecimento sobre a fauna e a flora aquática. Segundo a presidente da câmara de Bragança, Isabel Ferreira, o plano inclui várias intervenções complementares no território. “No âmbito da cogestão do Parque Natural de Montesinho, temos previstas várias intervenções, e uma delas diz diretamente respeito à freguesia de França, à volta do Viveiro das Trutas e, por isso, manifestámos o interesse, junto do Estado, de aceitar a transição deste edificado para o município. Já tivemos oportunidade de formalizar isso mesmo. Vamos utilizar fundos europeus também para intervir aqui e noutras freguesias do Parque Natural de Montesinho”.

O projeto, conforme esclareceu ainda a autarca, está a ser desenvolvido, mas ainda não está pronto para ser apresentado ao detalhe. “O projeto é integrado, mas ainda está em fase de definição e gostaria de apresentar todos os pormenores publicamente quando fizermos o lançamento da empreitada. Mas posso adiantar que temos uma intervenção prevista na União de Freguesias de São Julião de Palácios e Deilão, muito ligada à fauna e à flora, esta intervenção em França, centrada no Viveiro das Trutas, e outra na zona do Parâmio e do rio Baceiro, orientada para a melhoria dessas áreas naturais”.

A estimativa financeira do conjunto destas ações ronda um milhão e meio de euros. A intervenção será financiada através de fundos europeus, atribuídos no âmbito da Cogestão do Parque Natural de Montesinho.

Refira-se que o viveiro da aldeia de França é um dos dois existentes no distrito. O outro situa-se em Castrelos, também no concelho de Bragança e foi requalificado e reativado em 2015.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário