Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 16 de dezembro de 2025

BRAGANÇA ACOLHE CONJUNTO DE INICIATIVAS TRANSFRONTEIRIÇAS, CULTURAIS E CIENTÍFICAS

 O Município de Bragança promove, entre os dias 17 e 20 de dezembro, um conjunto diversificado de iniciativas nas áreas da proteção civil, ciência, arte e cultura, reunindo entidades nacionais e internacionais, artistas de renome e a comunidade local.


A programação tem início na quarta-feira, com a realização de um exercício transfronteiriço de incêndio rural na aldeia de Rio de Onor. A ação simula um fogo de grandes dimensões e envolve meios portugueses e espanhóis, com o objetivo de testar a articulação e a eficácia da resposta conjunta em situações de emergência.

Na quinta-feira, o Auditório Paulo Quintela recebe a apresentação do projeto IBERLONGEVA, uma iniciativa científica de cooperação ibérica dedicada à promoção do envelhecimento saudável e à prevenção da fragilidade em pessoas com mais de 60 anos, a implementar em Bragança, Zamora e Ourense.

A agenda cultural ganha destaque na sexta-feira com uma visita guiada à exposição “Anjos do Apocalipse”, no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, conduzida pela própria artista, num momento exclusivo para a comunicação social.

O encerramento das iniciativas acontece no sábado, com a inauguração das exposições “Anjos do Apocalipse”, de Graça Morais, e “Os dedos, rebentos de soja”, de José Loureiro, seguida de uma homenagem aos atores Maria Rueff e Joaquim Monchique, no Teatro Municipal de Bragança.

Este conjunto de ações reforça o posicionamento de Bragança como território de cooperação, cultura e inovação, valorizando simultaneamente a segurança, a ciência e as artes.

Jornalista: Vitória Botelho
Foto: DR

Sem comentários:

Enviar um comentário