Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2025

Construção da loja Continente estará na origem das buscas da PJ em Mirandela

 As seis pessoas constituídas arguidas, na terça-feira, durante a operação da Polícia Judiciária que visou a execução de mandados de busca na Câmara Municipal de Mirandela e em várias empresas têm em comum a ligação ao dossiê que culminou na construção da loja Continente, inaugurada em julho de 2019, cujo processo começou em 2013. Um dos arguidos é o vice-presidente do município


Ao que apurámos, em causa estará o facto de a construção e o licenciamento do edifício, alegadamente, não ter obedecido às normas regulamentares e ao que estava previsto no projeto, resultando agora na constituição de seis arguidos, que, segundo adianta o próprio Município em comunicado, serão “ex-autarcas, ex-dirigentes, técnicos desta divisão municipal e o atual vereador com o pelouro do urbanismo”, neste último caso, o atual vice-presidente da Câmara, Orlando Pires, responsável pelo pelouro, desde 2017, altura em que decorria a fase de conclusão do licenciamento do Continente.

Os restantes arguidos, que ainda não possível identificar junto de fonte oficial, sabe-se apenas que estavam em funções na autarquia, à data do início do processo, em 2013, quando António Branco era presidente da Câmara.

A PJ revelou, em comunicado, que esta operação visou a “eventual prática de crimes de prevaricação, participação económica em negócio e violação das regras urbanísticas”, acrescentando que estarão em causa, “procedimentos de contratação pública na área do urbanismo”.

Ainda segundo a informação disponibilizada pela PJ, foram localizados e apreendidos elementos probatórios relacionados com os ilícitos em investigação deste inquérito que é tutelado pelo Ministério Público, através do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) do Porto.

Entretanto, o comunicado do Município, que confirmou as buscas, adianta que estão em causa “cinco inquéritos relativos a processos de recursos humanos, contratação pública e urbanismo, que abrange um período iniciado em 2013”.

Ao que apurámos, entre os processos em investigação também estão concursos de recrutamento de pessoal e contratação pública em eventos.

O presidente da Câmara, Vítor Correia, "manifesta total confiança política no seu executivo e confiança funcional nos serviços municipais" e diz ter "absoluta convicção de que a Câmara Municipal, em todos os casos em investigação, procedeu com ética, rigor e legalidade".

Escrito por Terra Quente FM (CIR)

Sem comentários:

Enviar um comentário