Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2025

Rio de Onor foi palco de simulacro transfronteiriço de incêndio rural

 Equipas de Portugal e Espanha simularam diferentes cenários de incêndio rural, resgate e outras ocorrências


A aldeia de Rio de Onor, no concelho de Bragança, foi ontem palco de um exercício transfronteiriço de Incêndio Rural, para melhoria dos procedimentos operacionais, durante a época crítica de incêndios.

Com a duração de cerca de duas horas, o objetivo deste simulacro foi sobretudo permitir que os dois países consigam responder de forma coordenada a estes desastres, segundo o comandante sub-regional de Trás-os-Montes da Proteção Civil. “O cenário é exatamente esse de um incêndio rural, no qual há necessidade de confinar. Estamos em Rio de Onor, do lado português, e em Rio de Onor de Castilha, que são, como sabemos, duas aldeias comunitárias. E o objetivo é exatamente criar estas sinergias entre as autoridades portuguesas e espanholas para, num cenário real, termos uma capacidade de resposta melhorada”, explicou Noel Afonso.

Na operação estiveram envolvidas equipas de ambos os países e foram simulados diferentes cenários de incêndio rural, resgate e outras ocorrências. “O cenário contempla tudo aquilo que é expectável acontecer perante um incêndio florestal com estas características. Desde logo o confinamento das populações de um lado e do outro da fronteira, temos feridos, temos dois desaparecidos que se supõe que tenham saído daqui de Rio de Onor em direção a Espanha, portanto há aqui uma série de incidentes que vão acontecendo, que na realidade é aquilo que também nos espera.”

Partilhar procedimentos operacionais e conhecimentos entre as diferentes forças de emergência é o que se pretende. De acordo com o Major Hernâni Martins, relações públicas do Comando Territorial de Bragança, o local para este exercício também não foi escolhido ao acaso. “Isto é uma zona e um ponto de território onde efetivamente o que estamos aqui hoje a testar pode acontecer e é fundamental que todas as entidades estejam articuladas, envolvidas e o mais importante de tudo trocarem experiências, conhecimentos e identificarem lições. É fundamental testar isto em locais de montanha, testar em locais onde há dificuldades de acessos, onde há dificuldades de rede móvel ou rede de rádio, para que se este cenário no verão vier a acontecer estejamos mais bem preparados.”

Jesus Gonzalez Tejada, Chefe de Operações do Comando Territorial da Guardia Civil de Zamora, recordou os incêndios que assolaram a região no verão passado e considera fundamental este exercício para proteger melhor a população. “Isto é uma oportunidade de trabalharmos todos juntos e vermos os procedimentos e formas de comunicação. No ano anterior, foi muito complicado com os incêndios no distrito de Zamora. E para que não seja novamente crítico, o principal é dar suporte a todas as localidades, para que ninguém fique ferido, procurar primeiro assegurar as pessoas”, partilhou.

O exercício transfronteiriço de Incêndio Rural, que decorreu, ontem, em Rio de Onor, envolveu cerca de 100 pessoas e diversos meios como a GNR, Proteção Civil, Bombeiros, Cruz Vermelha e Guardia Civil. 

Escrito por rádio Brigantia
Jornalista: Rita Teixeira

Sem comentários:

Enviar um comentário