Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 16 de dezembro de 2025

GRAÇA MORAIS INAUGURA “ANJOS DO APOCALIPSE” EM BRAGANÇA

 O Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, em Bragança, inaugura no próximo dia 20 de dezembro, às 16h30, a exposição “Anjos do Apocalipse”, com a presença da artista. A mostra reúne um conjunto de obras recentes, algumas inéditas, que aprofundam um dos núcleos mais intensos e reflexivos da produção de Graça Morais.


Entre os trabalhos apresentados destaca-se “Sem Título” (2025), um acrílico sobre tela com 150 x 200 cm, realizado no atelier da artista. As obras expostas refletem inquietações profundas sobre o mundo contemporâneo, marcado pela violência, pela ganância e por conflitos praticados em nome de crenças e ideologias.

Segundo Graça Morais, estas criações nascem dos seus medos e angústias do quotidiano, assumindo-se simultaneamente como um gesto de resistência. A artista aborda a fragilidade humana perante um cenário global que considera perigoso e desumanizado, onde tudo tende a ser transformado em mercadoria e onde persistem guerras, terrorismo e múltiplas formas de violência.

Apesar da dureza dos temas, a exposição afirma também uma dimensão de esperança. A artista sublinha que é através do desenho e da pintura que transforma a sua vulnerabilidade em força, mantendo vivo um percurso de procura pela beleza e pelo mistério da Criação.

A exposição “Anjos do Apocalipse” pode ser visitada no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, situado na Rua Abílio Beça em Bragança, reforçando o papel deste espaço como referência da arte contemporânea portuguesa e do pensamento crítico através da criação artística.

Jornalista: Vitória Botelho
Foto: DR

Sem comentários:

Enviar um comentário