Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 16 de dezembro de 2025

Município investe cerca de 90 mil euros “na nova “Scuola d’Amadeu Ferreira”

 O município de Miranda do Douro vai investir cerca de 90 mil euros para transformar a Casa da Cultura de Sendim (antiga escola primária) na “Scuola d’Amadeu Ferreira”, num espaço dedicado à valorização da língua e da cultura mirandesa.


Segundo a presidente da Câmara de Miranda do Douro, Helena Barril, o que se pretende com a criação “Scuola d’Amadeu Ferreira” é reforçar a dinamização cultural da Terra de Miranda, promovendo de forma duradoura o património linguístico mirandês.

Esta nova valência cultural surge no âmbito do Programa Cultural de Rotas Regionais de Património Cultural, através do qual o município de Miranda do Douro apresentou uma candidatura para integrar o escritor Amadeu Ferreira na Rota Escritores a Norte.

“A candidatura foi submetida, analisada e aprovada, permitindo agora avançar com um projeto que visa valorizar de forma permanente a vida e a obra do autor”, indiciou.

“Este novo espaço cultural vai incluir uma exposição permanente sobre a vida e obra do autor, bem como uma programação regular com tertúlias, lançamentos de livros, recitais de poesia, ‘workshops’ e pequenos concertos”, explicou a autarquia.

A Scuola d’Amadeu Ferreira nasce como “um tributo permanente à vida e ao legado de uma figura central da identidade cultural da Terra de Miranda, tanto na literatura como na tradição oral da língua mirandesa”.

“A candidatura foi submetida, analisada e aprovada, permitindo agora avançar com um projeto que visa valorizar de forma permanente a vida e a obra do autor.

Amadeu ferreira tem uma vasta obra literária publicada que vai desde a poesia, aos contos, romances, e tradução de clássicos como “Os Lusíadas”, álbuns do Astérix, os “Quatro Evangelhos”, “A Mensagem” de Fernando Pessoa, e livros do “ Velho Testamento”, entre outros autores nacionais e estrangeiros.

Amadeu Ferreira assinava as suas obras com três pseudónimos: Fracisco Niebro, Marcus Miranda e Fonso Roixo.

Para a família de Amadeu Ferreira, esta iniciativa, vem trazer um reconhecimento ao trabalho desenvolvido em prol da língua e cultura mirandesa, ao longo de décadas, pelo nosso familiar.

Amadeu Ferreira, nascido em Sendim a 29 de julho de 1950 e faleceu a 01 de março de 2015 esteve envolvido e teve um papel determinante no processo de oficialização da língua mirandesa, em 1999, sendo considerado um dos maiores divulgadores da segunda língua oficial em Portugal.

Amadeu Ferreira foi ainda o fundador da Associação de Língua e Cultura Mirandesa.

Pelo seu trabalho em defesa da cultura mirandesa, Amadeu Ferreira foi distinguido, em 2004, com a Ordem do Mérito.

Francisco Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário