Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

Município planta 800 oliveiras para proteção contra incêndios na zona industrial

 O município de Mogadouro plantou 800 oliveiras na periferia da zona industrial para proteger a infraestrutura contra incêndios rurais e, ao mesmo tempo, poder produzir azeite para as cantinas da autarquia.


O presidente da Câmara de Mogadouro, António Pimentel (PSD), disse que há uma obrigação legal de proteger os perímetros industriais com espécie de flora autóctone resiliente aos incêndios rurais, e como a oliveira tem essas características foi a opção tomada.

“Esta plantação está prevista na lei para a criação de áreas verdes nos perímetros industriais para evitar incêndios rurais, e como esta infraestrutura tem uma área de mato e pinhal a circundá-la, considerámos a plantação de 800 oliveiras por serem resilientes ao fogo, e a terra foi trabalhada funcionando como zona tampão”, vincou o autarca do distrito de Bragança.

Segundo António Pimentel, o município dispõe de cerca de quatro hectares de olival e o azeite que aqui será produzido servirá para abastecer as cantinas municipais.

“Temos cerca de quatro hectares de olival novos a que juntam oliveiras centenárias que também são propriedade do município, na zona dos Lagos do rio Sabor, junto à ponte Meirinhos/Sardão. Daqui vamos produzir azeite de qualidade para abastecer as cantinas do município, havendo, assim, um duplo aproveitamento de recursos”, explicou.

O projeto foi integralmente suportado financeiramente pelo município de Mogadouro e está inserido na terceira fase de alargamento da zona industrial de Mogadouro, onde foram investidos cerca de 50 mil euros para aquisição das oliveiras e na preparação do terreno.

O autarca de Mogadouro não coloca de lado a criação de uma marca de azeite com a chancela do município e integrada no projeto “Origem: Mogadouro”.

Francisco Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário