Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

No Dia Internacional do Voluntário a Cruz Vermelha de Bragança sublinha importância do trabalho solidário

 Este dia foi instituído pelas Nações Unidas em 1985. A Rádio Brigantia foi conhecer os voluntários da Cruz Vermelha de Bragança


Assinala-se hoje o dia Internacional do voluntario. Este dia foi instituído pelas Nações Unidas em 1985 e homenageia aqueles que todos os dias dedicam um pouco do seu tempo a transformar a sociedade e a apoiar quem mais precisa.

Em Bragança, a delegação da Cruz Vermelha conta atualmente com 36 voluntários registados, vindos de vários pontos do país e também do estrangeiro. Mais do que o trabalho que desenvolvem, é o espírito de solidariedade e empatia que os motiva:

“Eu acho que ser voluntário é mais do que dar é também receber. Eu acredito que seja isso que torne o voluntariado ainda mais especial. Às vezes o gesto, uma palavra, faz toda a diferença e às vezes até o nosso dia”, disse Teresa Ribeiro, voluntária da organização.

“Eu sempre gostei de ajudar e tem sido uma viagem interessante e, para mim, é para continuar. Acho que toda a gente devia fazer voluntariados, pelo menos ter uma experiência aqui na Cruz Vermelha, para sentir o apoio que eles precisam e o trabalho que eles fazem e quanto mais formos, mais divulgado será o trabalho que eles fazem”, disse José Brandão, outro dos voluntários.

Adil Hussein tem 32 anos, veio do Paquistão e instalou-se em Portugal com a ajuda de um programa de voluntariado da Cruz Vermelha. Atualmente é, ele próprio, voluntário na delegação. Esta foi a forma que encontrou de retribuir a ajuda que a organização lhe prestou. “Vim para Portugal através da Cruz Vermelha, eles ajudaram-me muito com a documentação, a encontrar trabalho e casa. Agora sou voluntário, não estou muitas vezes cá, mas quando tenho tempo venho e pergunto se as meninas da cruz precisam de ajuda. Caso seja necessário ajudo, se não for, sento-me, passo um pouco de tempo por aqui e depois vou embora”, contou.

Muitos dos voluntários da Cruz Vermelha de Bragança chegam através do Instituto Politécnico. A coordenadora da cruz vermelha de Bragança, Emília Oliveira, admite que gostava de contar com a ajuda de mais pessoas e explica quem pode ser voluntario. “Qualquer pessoa que tenha sentido de compromisso e boa vontade, que venha à Cruz Vermelha fazer-se de voluntário, que estamos aqui de portas e braços abertos. Falando da Cruz Vermelha, os nossos voluntários são pessoas do bem que ajudam sem olhar a quem. Acho que é muito isto.”

No dia em que se celebra a dedicação de quem dá sem esperar nada em troca, a Cruz Vermelha de Bragança deixa o apelo: qualquer pessoa com vontade de ajudar pode fazer a diferença e juntar-se à equipa de voluntários da Cruz Vermelha de Bragança.

Escrito por Rádio Brigantia.
Jornalista: Cindy Tomé

Sem comentários:

Enviar um comentário