Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Murçós revive a lenda da Cabrita de Ouro em teatro e ritual comunitário

 A aldeia de Murçós, no concelho de Macedo de Cavaleiros, estreia no próximo 7 de dezembro um evento que pretende recuperar e valorizar tradições ancestrais da comunidade.


A iniciativa é promovida pela Associação Viver Mais Murçós, que quer dar nova vida à identidade cultural da aldeia:

Um dos destaques será a adaptação teatral da lenda da Cabrita de Ouro, um conto ligado ao passado mineiro da região, como explica Manuel Rodrigues:

A noite inclui ainda a queima simbólica da Cabrita de Ouro, num ritual de purificação, bem como uma peça de teatro dedicada ao misticismo local. O evento contará também com a presença dos caretos tradicionais de Murçós, acompanhados por gaiteiros.

A intenção é simples: mostrar o que sempre fez parte da história da aldeia:

O programa integra igualmente uma caminhada em parceria com o Geoparque Terras de Cavaleiros, num percurso iluminado por lanternas e marcado pela história local.

A organização espera uma forte adesão nesta primeira edição, que pretende afirmar-se no calendário cultural da aldeia e reforçar o valor das tradições de Murçós.

Cátia Barreira

Sem comentários:

Enviar um comentário