segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Fundação La Caixa trouxe criatividade a Bragança

Entre a última terça e sexta-feira, a praça Cavaleiro de Ferreira, em Bragança, abriu portas à ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática.
Com quatro áreas distintas, a animação está concentrada num camião, o Creactivity, que tem recebido centenas de crianças das várias escolas do concelho. Esta iniciativa itinerante, que arrancou em Bragança e vai passar pelo resto do país até ao final do ano, é da fundação "La Caixa" e pretende estimular a criatividade das crianças segundo explica a responsável pela orientação da experiência, Claúdia Pires. "Pretendemos que as crianças desenvolvam as suas competências, tanto a nível de pensamento crítico como criatividade, colaboração, aprender com os erros, enfim, trabalhar este pontos que são importantes no desenvolvimento de uma criança. Teve tudo inicio no CosmoCaixa em Barcelona e como teve sucesso em Espanha decidiram trazê-lo para Portugal. Tem sido muito bom, as crianças saem daqui com um sorriso na cara".

O espaço está desenhado para despertar o engenho, a destreza e a criatividade das crianças e quem lá tem estado não fica indiferente à experiência. "Eu já fiz a mecânica, já construí um circuito e já estive ali a por bolas para voarem. Nunca esperei que fosse tão divertido, uma coisa única. É uma experiência que não se vive todos os dias", disse a aluna do Centro Escolar da Sé, Rute Amaral. "Isto é muito giro. Não faço isto todos os dias", confirmou Rodrigo Vaz, da mesma escola.

Depois de Bragança, o projecto segue para Vila Real, Guimarães e Viana do Castelo. O sistema de aprendizagem inspira-se na mistura de tecnologias digitais e físicas para o desenho criativo e construção de objectos.

Escrito por Brigantia
Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário