segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Obras nas avenidas Sá Carneiro e João da Cruz, Bragança, só arrancam em 2019

As intervenções programadas para a avenida Sá Carneiro e João da Cruz, em Bragança, não começarão antes de 2019.
É esta a garantia do presidente do município brigantino, Hernâni Dias, que explicou que algumas das outras obras, que fazem parte do plano para a mobilidade sustentável programado para a cidade, já terão começado mas estas "infelizmente" ficarão para o início do próximo ano. "A circular interior neste momento está em fase de concurso, estamos a aguardar agora a entrega das propostas. É um investimento de quase cinco milhões de euros, estamos na fase de recepção das propostas. A avenida Sá Carneiro e a avenida João da Cruz estamos a ultimar já tudo aquilo que é a parte final de projecto para que possamos colocá-la a concurso. antes de 2019 não conseguiremos entrar em obra, lamentavelmente". Declarações do autarca à margem do Dia Europeu sem Carros, que se assinalou sábado, no centro histórico.

Sob o lema “Uma Nova Energia para a Mobilidade Sustentável”, que além de fundamentar a semana da europeia da mobilidade em Bragança também sustenta o plano para a mobilidade sustentável definido para a cidade, o município entregou duas bicicletas eléctricas à PSP. "No âmbito desta iniciativa tivemos aqui a preocupação de, conjuntamente com a Polícia de Segurança Pública assinarmos um protocolo em que cedemos duas bicicletas eléctricas à PSP no sentido de facilitar o policiamento de proximidade feito por eles".

O Dia Europeu Sem Carros trouxe à cidade outras actividades dedicadas à temática. Hernâni Dias frisou ainda que, no âmbito deste plano, vão ser deixadas 20 bicicletas eléctricas em duas aldeias do concelho e, em Dezembro, Bragança vai ter dois autocarros eléctricos. "Temos também aqui presentes equipamentos no âmbito do projecto MOVELETUR, que é um projecto de mobilidade em parques naturais, temos três viaturas todo-o-terrenos eléctricas e também 20 bicicletas eléctricas que deixaremos colocadas em duas aldeias. Alguns equipamentos equipamentos ficarão na aldeia de Rio de Onor e também, depois, deixaremos em Montesinho, por forma a que as pessoas e os visitantes possam fazer viagens e percursos. Temos também em fase de aquisição duas viaturas eléctricas, dois autocarros para transporte de passageiros e que, em princípio, estarão cá no mês de Dezembro".

O plano definido para a cidade irá pautar-se pela construção de ciclovias na avenida Sá Carneiro, pela alteração nos estacionamentos que permitirão aumentar o número de lugares, iluminação led autónoma, reestruturação dos transportes públicos e melhorias no sistema de bilhética e informação em tempo real nos abrigos inteligentes para transportes públicos.

Escrito por Brigantia
Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário