Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Festival da Lombada com malha mecânica

Este ano o Festival de Música e Tradição da Lombada, que se realiza na aldeia de Palácios, concelho de Bragança, deverá contar com uma inovação na malha.
Até agora esta recriação do trabalho agrícola era feita à mão, mas agora a organização do evento decidiu inovar e está a ultimar a preparação de uma malhadeira. 
“A malha tem variado de ano para ano, umas vezes é com o trilho, outras vezes é com o malho, mas este ano vamos tentar fazer com uma malhadeira mecânica, puxada a motor e com tractor”, refere Raul Tomé, da Associação Cultural e Ambiental de Palácios, acrescentando que “as coisas estão um bocadinho difíceis porque já tínhamos uma malhadeira mas não está em condições de a pôr a trabalhar, mas já sabemos onde está outra e vamos ver se o dono a pode ceder”.
Este ano o festival decorre de 27 a 29 de Julho e procura recriar o ciclo do pão.É o mais antigo festival do distrito de Bragança, realizando-se há 14 anos consecutivos.
A vereadora da cultura da câmara de Bragança, Fátima Fernandes, salienta a sua importância ao afirmar que “é uma recuperação de uma tradição, sendo um festival que se realiza no meio rural e que alia várias vertentes, principalmente a parte pedagógica para dar a conhecer às gerações mais novas os trabalhos que eram feitos”.
Além da segada e da malha, o Festival de Música e Tradição da Lombada conta também com música tradicional a cargo de grupos de gaiteiros e de pauliteiros.
A organização está à espera de receber perto de mil pessoas durante o ultimo fim-de-semana deste mês.


Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário