Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

O Carrão do Bispo

Dizia há mais de 40 anos, numa aula de Direito Internacional, o ilustre transmontano e a nossa maior referência, Prof. Adriano Moreira, que «a mulher de César não basta ser séria, é preciso parecê-lo».
Isto pode ser transportado para qualquer campo da sociedade e muito mais para a religião. Os primeiros cristãos davam o exemplo, ao ponto de os pagãos comentarem: «vede como eles se amam!». A cerimónia do lava-pés de Cristo aos Apóstolos é um hino à humildade.
Esta cena deve ser o maior guião e é-o para o actual Papa Francisco. Foi com algum incómodo que vi aparecer na televisão o carrão do actual jovem Bispo de Bragança, quando galgou um muro num aparatoso acidente. O vistoso carro não condiz com a região paupérrima do distrito de Bragança e parece-me que em tempo de crise temos todos de dar o exemplo. Comenta-se que o «Senhor Bispo» já adquiriu outro carrão.
Diz o povo que «compra quem pode», mas um pastor duma diocese tem de dar o exemplo e muito mais em tempo de grande crise. Nos 25 anos de arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, recebeu prendas de mais de cinquenta mil euros e dos presentes fez dinheiro para ajudar a obra social dos mais necessitados. Os padres da minha paróquia (S. Victor), andam em carros utilitários e recebem o ordenado mínimo mensal. O dinheiro excedente vai para a obra social.
Acho que nos seminários se devia insistir mais na modéstia dos padres seculares, porque o verdadeiro valor vem de dentro de cada pessoa e não dos carrões. Por exemplo, o D. Manuel Clemente, não precisou de luxos para alcançar o «Prémio Camões», o maior galardão nacional da cultura. Até em Bragança, o «Abade de Baçal», chegou a ser confundido com um mendigo e conquistou um lugar na cultura nacional.

Jorge Lage
in:jornal.netbila.net

2 comentários:

  1. Embora este homem, nosso bispo me tenha causado muito boa impressão na forma como tem conduzido a sua acção, não deixo de estar totalmente de acordo com o texto e o autor.
    Costuma dizer-se que a palavra convence, mas o exemplo arrasta.

    ResponderEliminar
  2. Porque razão o Rei dos reis(O Senhor Jesus)não chegou a Jerusalém numa biga puxada por cavalos de raça pura?
    Não é Ele O Senhor dos senhores...mas chegou montado numa jumenta.
    Dizei à filha de Sião: Eis que o teu Rei aí te vem, Manso, e assentado sobre uma jumenta, e sobre um jumentinho, filho de animal de carga...Mateus 21:1-5
    Este é só um dos muitos exemplos de humildade deixados por Nosso Senhor Jesus o Cristo.

    ResponderEliminar