Dizia há mais de 40 anos, numa aula de Direito Internacional, o ilustre transmontano e a nossa maior referência, Prof. Adriano Moreira, que «a mulher de César não basta ser séria, é preciso parecê-lo».
Isto pode ser transportado para qualquer campo da sociedade e muito mais para a religião. Os primeiros cristãos davam o exemplo, ao ponto de os pagãos comentarem: «vede como eles se amam!». A cerimónia do lava-pés de Cristo aos Apóstolos é um hino à humildade.
Esta cena deve ser o maior guião e é-o para o actual Papa Francisco. Foi com algum incómodo que vi aparecer na televisão o carrão do actual jovem Bispo de Bragança, quando galgou um muro num aparatoso acidente. O vistoso carro não condiz com a região paupérrima do distrito de Bragança e parece-me que em tempo de crise temos todos de dar o exemplo. Comenta-se que o «Senhor Bispo» já adquiriu outro carrão.
Diz o povo que «compra quem pode», mas um pastor duma diocese tem de dar o exemplo e muito mais em tempo de grande crise. Nos 25 anos de arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, recebeu prendas de mais de cinquenta mil euros e dos presentes fez dinheiro para ajudar a obra social dos mais necessitados. Os padres da minha paróquia (S. Victor), andam em carros utilitários e recebem o ordenado mínimo mensal. O dinheiro excedente vai para a obra social.
Acho que nos seminários se devia insistir mais na modéstia dos padres seculares, porque o verdadeiro valor vem de dentro de cada pessoa e não dos carrões. Por exemplo, o D. Manuel Clemente, não precisou de luxos para alcançar o «Prémio Camões», o maior galardão nacional da cultura. Até em Bragança, o «Abade de Baçal», chegou a ser confundido com um mendigo e conquistou um lugar na cultura nacional.
Jorge Lage
in:jornal.netbila.net
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Embora este homem, nosso bispo me tenha causado muito boa impressão na forma como tem conduzido a sua acção, não deixo de estar totalmente de acordo com o texto e o autor.
ResponderEliminarCostuma dizer-se que a palavra convence, mas o exemplo arrasta.
Porque razão o Rei dos reis(O Senhor Jesus)não chegou a Jerusalém numa biga puxada por cavalos de raça pura?
ResponderEliminarNão é Ele O Senhor dos senhores...mas chegou montado numa jumenta.
Dizei à filha de Sião: Eis que o teu Rei aí te vem, Manso, e assentado sobre uma jumenta, e sobre um jumentinho, filho de animal de carga...Mateus 21:1-5
Este é só um dos muitos exemplos de humildade deixados por Nosso Senhor Jesus o Cristo.