Este inquérito foi lançado contendo cinco perguntas que permitissem, por um lado, quantificar a utilização de cada uma das vias, e por outro, perceber quais os principais destinos comerciais dentro da região e qual das duas vias assumia maior relevância dentro do nosso tecido empresarial.
A importância destas duas vias de comunicação é fundamental para o fluxo comercial das empresas instaladas na região. Quer a A4 quer a A24 apresentam taxas de utilização elevadas, com 76% (A4 eixo VR-BRAG) e 87% (A24) das empresas a utilizarem estas vias pelo menos uma vez por semana.
No caso da A24, 55% das empresas utilizam esta via de comunicação semanalmente, 17% fazem-no entre 6 a 10 vezes, 6% realiza entre 11 a 25 passagens e 8% das empresas faz uma utilização assídua desta via o que corresponde a mais de 25 passagens por semana.
No caso da A4 (VR-BRG), 50% das empresas faz pelo menos uma passagem neste troço, enquanto 14% das empresas afirmam utilizá-la semanalmente (entre 1 a 5 passagens por semana). As restantes 27% das empresas distribuem-se da seguinte forma: 14% afirmam utilizar esta via entre 6 a 10 vezes por semana, 10% entre 11 a 25 vezes, e apenas 3% a utiliza de uma forma intensiva com mais de 25 passagens por semana.
Como principais destinos das viagens realizadas no âmbito empresarial, Vila Real assume-se como o centro nevrálgico sendo apontada como destino de 23% destas viagens. Seguem-se Peso da Régua com 13%, Chaves com 12%, Bragança com 11%, Lamego e Mirandela com 9%.
Quando confrontados com a questão de qual seria a via mais importante para os seus negócios, 55% das empresas indicaram a A24 como a via com maior relevância sendo que esse valor sobre para os 57% quando se pergunta qual a via que devia ser isenta permanentemente de portagens. Para as mesmas questões a A4(VR-BRAG) recolhe 45% e 43% das respostas.
Como conclusão podemos afirmar que, quer pelo numero de utilizadores, quer pelo numero de passagens diárias, quer ainda pelos destinos apontados como principais pelas empresas inquiridas, a A24 assume-se como a via mais importante a nível empresarial para a região.
in:noticiasdevilareal.com
Sem comentários:
Enviar um comentário